Encontro de Saúde e Educação fez “Uma viagem à Primeira Infância” na Universidade do Algarve

O III Encontro de Saúde & Educação já está marcado para dia 15 de Fevereiro de 2020.

O II Encontro de Saúde & Educação, que se realizou, no passado dia 16 de Fevereiro, na Universidade do Algarve fez “Uma viagem à Primeira Infância”. Esta iniciativa, que teve casa cheia, fez parte do programa de comemorações dos 40 anos da Universidade do Algarve.

Eventos como este, segundo Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, são importantes «para garantir que as próximas gerações se sintam ainda mais próximas da Universidade».

Por seu lado, Ana Catarina Baptista, professora da Escola Superior de Saúde e membro da Comissão Organizadora, destacou «a forma entusiasta com que todos os palestrantes aceitaram participar nesta viagem à Primeira Infância e a grande adesão dos participantes».

Já Saúl Jorge Lopes, médico pediatra, na conferência inaugural, evidenciou «a importância dos primeiros anos de vida da criança e da possibilidade única e irrepetível de, ao mudar o início da história, poder mudar a história toda».

Esta “viagem” contou ainda com a apresentação de duas obras: “Brincar em todo o lado”, de Carlos Neto, e “O desenvolvimento da autonomia dos 0-3 anos”, de Paula Serrano.

No encontro, esteve também patente uma exposição fotográfica sob o olhar ocupacional de Cira de Luque, através da apresentação de uma colheita visual e um convite à reflexão em “A arte de facilitar o desenvolvimento da motricidade fina dos 0-3 anos”.

Com esta exposição, explica a Universidade do Algarve, «pretende-se contribuir para uma tomada de consciência da necessidade de despertar a curiosidade e encontrar formas inovadoras de nutrir o desenvolvimento da motricidade fina nas rotinas do dia-a-dia, neste tempos modernos, cheios de prioridades conflituosas e de agendas insanas».

O Encontro terminou com a comunicação «assertiva e provocadora» de Carlos Neto, professor da Faculdade de Motricidade Humana, onde apontou para a necessidade vital de aprender a mover o corpo na infância. Na sua introdução, Carlos Neto começou por dizer que «nada é tão importante como começar pela Primeira Infância porque tudo começa aqui».

Carlos Neto alertou ainda para o facto de «se não prepararmos estes cidadãos, que são nascidos digitais e que agora estão nas nossas mãos, e não lhes prepararmos para um futuro incerto, estaremos a cometer um dos maiores erros da Humanidade».

Na sua opinião, «nunca a sociedade mudou tão depressa, a uma velocidade tão vertiginosa», por isso, «estas crianças que estão agora nas nossas mãos, vêm com outro cérebro, preparados de outra maneira e nós temos que mudar metodologias, procedimentos, formas de estar, formas de ação e acima de tudo, de adotarmos uma visão ecológica de olhar para essa criança».

O III Encontro de Saúde & Educação já está marcado para dia 15 de Fevereiro de 2020.

Comentários

pub