Galegos de Baiona apresentam em Sagres festa que assinala a notícia da descoberta da América

Vila do Bispo e Baiona, municípios intimamente ligados aos Descobrimentos, estão geminados desde 2009

A Festa da Arribada, que assinala a chegada da caravela «Pinta» ao porto de Baiona, com a notícia do descobrimento da América, a 1 de Março de 1493, foi apresentada esta sexta-feira, no Forte do Beliche, em Sagres, por uma delegação daquele município da Galiza (Espanha).

A vereadora da cultura de Baiona, María Iglesias Fernández, apresentou um spot promocional e todas as novidades para XXIV edição do Festival Medieval da Arribada, que este ano irá decorrer de 1 a 3 de Março.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, aproveitou o momento para enaltecer o evento, considerado de interesse internacional.

No final do evento, os convidados degustaram os doces típicos da Arribada, como os “Ñoclos Pinzon” e “Las Tartes Sarmiento”, acompanhados por vinho doce e “Pan de los Clérigos”, uma receita medieval, como faziam os mestres padeiros da época.

Para o concelho galego de Baiona «tratou-se de uma oportunidade única para divulgar o evento na região turística de excelência, que é o Algarve», salienta a Câmara de Vila do Bispo.

Quanto ao local escolhido para a apresentação, «este foi o mais indicado, dada a ligação do nosso território com os descobrimentos portugueses e ainda para fortalecer os laços de amizade com Vila do Bispo», acrescenta a autarquia.

Tratou-se de mais uma iniciativa inserida no âmbito do acordo de geminação celebrado, em 2009, entre os municípios de Vila do Bispo e de Baiona (Espanha), que este ano celebra o seu 10º aniversário.

A Festa da Arribada celebra-se nas ruas do centro histórico de Baiona, sendo agora um festival medieval onde se podem encontrar os produtos artesanais que se consumiam no século XV.

Músicos, acrobatas, malabaristas e artesãos participam nesta festa, que recria o relato que o capitão Martín Alonso Pinzón e os tripulantes da «Pinta» fizeram, a 1 de Março de 1493, ao corregedor de Baiona, sobre a gesta do descobrimento das terras a Ocidente, que haveriam de chamar-se América, pela frota de Colombo.

Baiona, na costa da Galiza, foi assim o primeiro porto a receber a notícia do descobrimento. Cristóvão Colombo, curiosamente, só chegaria três dias depois, a 4 de Março, ao porto de Cascais, em Portugal, após a travessia do Atlântico, desde as Índias Ocidentais.

 

Comentários

pub