António Covas apresenta “O Sexto Continente – A Nação-Internet” em Tavira

Professor António Covas é colunista habitual no Sul Informação

O livro “O Sexto Continente – A Nação-Internet – A grande bifurcação da era digital”, da autoria de António Covas, é apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Fevereiro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. 

A apresentação estará a cargo de Jorge Queiroz.

Partindo desta metáfora nação-Internet, António Covas aborda «um tema de importância crucial para o nosso futuro: a cultura digital e as relações complexas entre a tecnologia e a humanidade», lê-se na sinopse.

«A nação-Internet, que cresce como uma espécie de sexto continente, emerge de uma forma impressiva e impõe-se no nosso quotidiano. Como uma imensa nuvem virtual paira sobre o mundo físico dos restantes continentes. É difícil prever como estes dois universos, físico e virtual, irão coabitar e interagir no próximo futuro».

«Temos apenas sinais para podermos afirmar que nada ficará como dantes, até mesmo a evolução da nossa própria espécie que, em, virtude da crescente hibridação homem-máquina, caminha em direção à imortalidade, seja lá o que isso for. Os textos presentes neste livro são pequenas luzes bruxuleantes no horizonte expansivo do sexto continente e visam criar um pequeno embrião de pensamento crítico reflexivo sobre tão importante assunto», conclui.

O livro é da Edições Sílabo. Pode ler uma parte da obra, aqui. 

António Covas é doutorado, em Assuntos Europeus, pela Universidade de Bruxelas e professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, desde 2000. Além disto, é colunista habitual no Sul Informação.

É autor das seguintes obras sobre a temática europeia: “A Revisão do Tratado de União Europeia” (1996), “Integração Europeia, Regionalização Administrativa e Reforma do Estado” (1997), “A União Europeia” (1999), “A União Europeia e os Estados Nacionais” (2002), “Portugal e a Constituição Europeia” (2003), “O Tratado Constitucional e o Futuro da União” (2005), “A Governança Europeia” (2007), “Integração Europeia, Relações Ibéricas e Política de Regionalização” (2009), “A Europa Federal e a Quarta República Portuguesa” (2011), “Dez Teses sobre a Europa Federal” (2012), “União Europeia, os Bens Comuns da Futura Federação Europeia” (2013).

Comentários

pub