Ana Cabecinha e Jorge Braz são os convidados especiais da Gala do Desporto de Albufeira

Atletas que se destacaram na época 2018/2019 vão ser homenageados

Ana Cabecinha e Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, são os convidados especiais, deste ano, da Gala do Desporto de Albufeira, que está marcada para 22 de Fevereiro, às 21h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

A gala, que este ano será dedicada ao Fair Play, vai voltar a «trajar a rigor para receber atletas, treinadores e dirigentes das associações e clubes desportivos do concelho que se destacaram na época 2018/2019», diz a Câmara de Albufeira

Dos cerca de 4 mil praticantes de desporto do concelho, «alguns serão homenageados pelos seus títulos e conquistas. A Gala do Desporto é dedicada aos praticantes de Desporto de Albufeira, mas também aos treinadores e famílias dos atletas», acrescenta a autarquia.

Sobre os «convidados especiais», o Município destaca Ana Cabecinha, atleta do Clube Oriental de Pechão, como «uma personalidade gloriosa no que respeita a Atletismo/Marcha, detentora das melhores marcas em distâncias Olímpicas e recordes de Portugal».

A atleta representou 34 vezes a seleção de Portugal em competições internacionais, tem três presenças nos Jogos Olímpicos, de Pequim em 2008, Londres em 2012 e Rio de Janeiro em 2016.

Jorge Braz

No total, Ana Cabecinha venceu 187 Títulos Regionais (116 Individuais e 71 Coletivos), 82 Títulos Nacionais (59 Individuais e 23 Coletivos) e 10 Medalhas Internacionais. A Câmara de Albufeira destaca ainda os 21 títulos Nacionais Absolutos em Pista Coberta, Estrada e Pista Ar livre.

Já Jorge Braz é o atual selecionador nacional e Campeão Europeu de Futsal, em 2017. Jorge Braz nasceu a 25 de Agosto de 1972, em Edmonton (Canadá). Fez a estreia como treinador nacional de futsal a 23 de Setembro de 2003, frente ao Azerbaijão, mas só a partir de Julho de 2006 se fixou na equipa técnica nacional, coadjuvando Orlando Duarte. Em Julho de 2010 assumiu o cargo de selecionador nacional.

Este ano, a Câmara de Albufeira decidiu dedicar a Gala do Desporto, ao “Fair Play”.

«Ao longo da noite serão projetadas diversas imagens e mensagens alusivas ao tema», revela a autarquia.

Esta expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. O Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”.

«O conceito de fair play está vinculado à ética no meio desportivo segundo a qual, os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma propositada», conclui a Câmara Municipal de Albufeira.

Comentários

pub