Pão, um coro americano e um elevador para peixes lançam o Terras sem Sombra no Alentejo

O conceituado coro feminino de Spelman College Glee Club atua no sábado à noite em Vila de Frades

O festival Terras sem Sombra está de volta e vai passar na Vidigueira no próximo fim de semana para ensinar a fazer pão, pôr um coro feminino americano a cantar e mostrar como um elevador para peixes pode dar um contributo à preservação da biodiversidade.

Depois do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e do seu ensaiador Pedro Mestre terem dado o pontapé de saída à edição de 2019 do evento com um concerto de cante alentejano em Washington DC, a capital dos Estados Unidos da América (EUA), a 14 de Janeiro, o Terras sem Sombra vai ter o seu primeiro momento em solo nacional nos dias 26 e 27 de Janeiro.

E tudo começa com um produto que é um símbolo da cultura alentejana. No sábado à tarde, na Vidigueira, o público é desafiado a conhecer «uma interessante dimensão do património imaterial do Alentejo: o fabrico artesanal do pão, que está a ser alvo de um intenso trabalho para a sua certificação», segundo os organizadores do evento.

«No decurso da visita a cinco padarias ancoradas na história local, vamos conhecer os segredos das diferentes fases de preparação do nobre alimento, assim como a sua importância para a vida comunitária, o seu uso gastronómico e outras dimensões patrimoniais que lhe estão associadas e foram transmitidas de geração em geração», acrescentam.

Conversas com aqueles que mantêm esta tradição viva (e quente) e a oportunidade de pôr, literalmente, as mãos na massa, são alguns dos atrativos desta ação.

A amassar o pão

Também no sábado, mas às 21h30 e em Vila de Frades, atua «um dos mais destacados coros estado-unidenses, o Spelman College Glee Club, de Atlanta (Geórgia), dirigido por Kevin Johnson».

A presença deste coro feminino, bem como o lançamento do festival no conceituado John Kennedy Center for the Performing Arts, uma das mais importantes salas de espetáculos da capital norte-americana, deve-se ao facto dos Estados Unidos da América serem o país convidado para a 15ª edição do Terras sem Sombra.

Fundado em 1883, o Spelman College Glee Club especializou-se no repertório para vozes jovens, com destaque para os espirituais tradicionais e a música de compositores afro-americanos.

«Ao abrirem, em 1882, o Spelman College, que adquiriu logo grande prestígio, os seus fundadores aspiravam a muito mais do que abrir uma faculdade para jovens negras, no Sul, após a abolição da escravidão (1863). Queriam proporcionar-lhes uma experiência educativa tão completa quanto possível, pelo que a formação musical foi introduzida nos programas desde os seus primórdios. É este tesouro artístico que o Glee Club guarda e renova, anos após ano», descreve a organização do festival.

Passagem para peixes da barragem de Pedrógão

No domingo, estará em foco a biodiversidade. Será ela que levará músicos, espectadores e membros da comunidade local numa viagem em direção do Guadiana, com partida marcada para as 9h30. A ideia é dar a conhecer o dispositivo de passagem para peixes da barragem de Pedrógão, uma espécie de elevador para peixes, «que minimiza o efeito barreira desta infraestrutura, permitindo a conetividade entre o Guadiana e alguns afluentes».

Esta visita, «guiada por grandes conhecedores dos segredos do rio, permitirá observar as artes de pesca que ainda nele se praticam e apreciar as margens intocadas, nas imediações de um geoparque digno de especial atenção».
«Aqui, abundam as lendas de mouras encantadas e todas as elevações e grutas contam uma história. Não falta, sequer, um anfiteatro natural para o Spelman College Glee Club elevar as vozes ao céu», conclui a organização.

O Terras sem Sombra conta, em 2019, com 50 atividades, entre concertos, conferências, visitas guiadas ao património e ações práticas de salvaguarda da biodiversidade, em 13 concelhos do Alentejo e da Extremadura espanhola: Vidigueira, Serpa, Monsaraz, Valência de Alcântara, Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines.

 

 

VIDIGUEIRA

26 de Janeiro, sábado
15h00 – Conhecer o Ciclo do Pão: Teoria, Poesia e Prática
Ponto de encontro: Paços do Concelho, Praça da República, Vidigueira
21h30 – Vila de Frades – Igreja Matriz de São Cucufate
Caminhar pela Água: Vozes Femininas da Geórgia
Spelman College Glee Club
Direção musical Kevin Johnson
Piano Brittney E. Boykin

27 de Janeiro, domingo
09h30 – Quando os Peixes tomam o Elevador: Explorar a Conetividade do Rio Guadiana
Ponto de encontro: Paços do Concelho, Praça da República, Vidigueira

 

 

Comentários

pub