Concurso “Água Jovem” volta a promover educação ambiental

Concurso deste ano tem dois temas distintos

O projeto “Água Jovem”, de promoção da educação ambiental em crianças e jovens, tem inscrições abertas até dia 8 de Março. 

Este concurso destina-se a crianças e jovens que frequentem o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino Básico e os alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais. O “Água Jovem” tem várias modalidades: texto, desenho, maquetes, vídeo e áudio e performance. 

A média de participantes é de cerca de 400 jovens «e este ano não queremos que seja diferente», diz a Águas do Algarve.

Para a edição deste ano, o concurso tem dois temas distintos. O primeiro chama-se “Mãos que cuidam da Água – O contributo para a Agenda 2030”.

Como diz o 1º artigo da Declaração Universal dos Direitos da Água, «a água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos».

«Mediante esta afirmação, é importante que cada cidadão no mundo saiba de que modo pode contribuir para cuidar da água. Hoje em dia, poupar já não é suficiente: há que perceber, por exemplo, as implicações da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais na vida de cada cidadão, mas, por outro lado, ter uma ideia clara do impacto de cada um com a sua pegada hídrica, associada ao que se consome», diz a empresa Águas do Algarve.

«Neste tema pedimos aos participantes que reflitam sobre as várias interdependências do património/recurso água com os vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030», acrescenta.

Já o segundo tema está relacionado com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que tem uma extensão de 110 quilómetros, desde São Torpes, a Sul de Sines, até ao Burgau (Vila do Bispo).

Os objetivos desta temática são sensibilizar para importância deste Parque Natural no contexto local e global, divulgar e contribuir para a preservação do Parque Natural, dar a conhecer os habitats que suportam uma elevada biodiversidade e compreender a importância dos serviços dos ecossistemas presentes neste Parque Natural e de um modo particular os associados aos cursos de água.

Como em todos os concursos, haverá prémios aliciantes para os vencedores de cada categoria, que serão entregues no dia do Fórum Água Jovem 2019, a realizar-se a 22 de Março, no Dia Mundial da Água, em Sagres.

Todos os participantes receberão um certificado de participação e lembranças alusivas ao ambiente. Serão distinguidos três trabalhos vencedores por cada categoria, que terão apresentação pública no referido Fórum.

Para consultar o regulamento, clique aqui.

Comentários

pub