Alemberg Quindins vem a Mértola falar sobre «Museus Orgânicos»

Palestra tem entrada livre

“Museus orgânicos” é o tema da palestra que o especialista brasileiro Alemberg Quindins vai apresentar na sexta-feira, 11 de Janeiro, às 17h30, no Centro de Estudos Islâmicos e do Mediterrâneo, a Casa Amarela, em Mértola.

Francisco Alemberg de Souza Lima, ou Alemberg Quindins, músico de formação popular e historiador autodidata, criou um grande centro cultural para as crianças de Nova Olinda, no estado brasileiro do Ceará.

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri nasceu em 1992 com o intuito de resgatar a memória do povo da região, o Vale do Cariri, e ser um centro de memória: “Nós resgatamos a cultura local nas áreas de arqueologia, mitologia, artes e comunicação”, conta Alemberg.

Os alunos mantêm um canal de TV, de rádio, uma editora de banda desenhada e um museu, que conta com um rico acervo de 2.600 livros de BD e 1.600 títulos de clássicos do cinema. A ideia é desenvolver a capacidade de liderança das crianças a partir dos laboratórios de produção.

Como consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Quindins criou, em assentamentos do Ceará e do Rio Grande do Norte, o projeto “Vez da Voz”, para crianças e adolescentes, além de rádios escolares em várias cidades cearenses.

Em Moçambique e Angola, criou uma rede de jovens comunicadores da língua portuguesa, uma série de programas de “criança para criança” que possibilita o intercâmbio cultural entre os países.

Devido às suas realizações, Quindins recebeu diversos prémios em todo o mundo. Recebeu ainda o título de Empreendedor Social (Fellow) da instituição americana Ashoka.

Comentários

pub