PCP quer saber o que fará o Governo para impedir fecho dos CTT em Estoi

«Privatização dos CTT, concretizada pelo anterior Governo do PSD/CDS, está a conduzir, em todo o país, ao encerramento de estações de correios e à degradação do serviço postal»

O PCP quer saber que diligências fará o Governo para impedir o fecho da estação de correios em Estoi, concelho de Faro. 

Segundo este partido político, a «privatização dos CTT, concretizada pelo anterior Governo do PSD/CDS, está a conduzir, em todo o país, ao encerramento de estações de correios e à degradação do serviço postal».

«Foi isso que aconteceu recentemente em Estoi (concelho de Faro), com a Administração dos CTT – interessada somente em obter lucros com os grandes negócios e com os grandes centros de distribuição postal – a encerrar a Estação de Correios aí existente e a transferir o seu funcionamento para a Junta de Freguesia», acrescenta.

«Esta decisão não serve os interesses da população de Estoi. Desde logo porque agrava a degradação dos serviços públicos numa freguesia rural, que já havia sido afetada negativamente, em 2013, com processo de extinção de freguesias. Mas também porque a transferência de uma parte dos serviços para a Junta de Freguesia não só não resolve o problema como não dá qualquer garantia da manutenção desses serviços no futuro», dizem os comunistas.

Na opinião do PCP, «não é admissível que o Governo assista impávido e sereno à destruição do serviço postal, ao abandono das populações, à destruição de instrumentos de coesão territorial e social como é o serviço de correios, tudo em nome do lucro da empresa privada que tomou conta dos CTT».

«Exige-se que o Governo assuma as suas responsabilidades, trave o encerramento de estações de correios e a degradação do serviço prestado às populações, assegure o investimento no serviço público postal correspondente à sua importância como alavanca de desenvolvimento, e inicie o processo de recuperação do controlo público dos CTT», concluem.

Por isso, Paulo Sá, deputado do PCP eleito pelo círculo de Faro, perguntou ao Governo se «reconhece o Governo que o encerramento da Estação de Correios de Estoi e a transferência de parte dos seus serviços para a Junta de Freguesia não serve os interesses das populações», além de querer saber que «acompanhamento» fará o Governo deste processo.

Comentários

pub