Câmara investe cem mil euros na recuperação do Cineteatro São Brás

A obra visa, entre outras intervenções, substituir a teia de palco

O Cineteatro São Brás está a ser alvo de obras de recuperação. A Câmara de São Brás de Alportel vai investir mais de cem mil euros na recuperação deste espaço cultural, que comemorou 66 anos no dia 21 de Dezembro.

Os trabalhos consistem na substituição da Teia de Palco, «para que a mesma ofereça condições ideais de segurança para utilizadores deste equipamento».

Decorrem, igualmente, trabalhos técnicos e estruturais, «onde se inclui a instalação de um novo ecrã para projeção, novos sistemas de abertura de cortinas motorizados e com sistema de comando programado, a instalação de novos equipamentos de boca de cena, sistemas de bambolina, sistema de suspensão de guincho para operacionalidade e manutenção, assim como a substituição de todos os panos e cortinas existentes», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

A autarquia conta com o apoio da União Europeia, que vai financiar 65% do valor da obra, através do CRESC Algarve 2020.

A autarquia está já a preparar a continuidade desta intervenção, com uma 2.ª fase de trabalhos, que terá por prioridade, a substituição do palco existente.

A criação deste espaço cultural, em 1952, «deveu-se a um grupo de amigos, enamorados da sétima arte, que se juntaram, criaram a empresa “Unidos” e tomaram esta grandiosa obra: construir um Cinema em São Brás de Alportel».

«Com muito esforço e perseverança, o São Brás Cine inaugurou a 21 de dezembro de 1952, com a exibição do filme “As Duas Causas” que tinha por protagonista a atriz são-brasense Mariana Vilar», recordou a Câmara.

Comentários

pub