Autocarro VATe vai levar “Uma Torneira na Testa” até Lagos

Autocarro vai percorrer estradas do concelho parando junto a escolas do 1º Ciclo

O Autocarro VATe – “Vamos Apanhar o Teatro” vai levar “Uma Torneira na Testa” ao concelho de Lagos entre 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro. Este autocarro de dois pisos, transformado em sala de espetáculos, vai circular pelas estradas do concelho, com paragem junto a escolas do 1º Ciclo para apresentar a peça e dinamizar um ateliê de expressão dramática.

Esta é a 19ª produção artística e pedagógica deste projeto, levado a cabo pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, com estreia agendada para o próximo dia 15 de Dezembro, que, «trabalhando também a vertente da educação ambiental, procurará sensibilizar o público escolar para o uso consciente da água», explica a Câmara de Lagos.

«Para proporcionar estas atividades à população escolar no ano letivo 2018/19» o Município de Lagos realça que «deliberou atribuir à ACTA, na última reunião de Câmara, realizada a 5 de Dezembro, um subsídio no valor de 2 mil euros, retomando, assim, o apoio prestado ao longo de vários anos letivos.

Criado em 2006 pela ACTA, o VATe tem como objetivo «trabalhar com comunidades do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das atividades artísticas e culturais. Consiste não só em levar o Teatro a zonas de difícil acesso, mas também mostrar que a arte dramática pode ser uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social».

As crianças e os idosos são os seus públicos preferenciais. Quanto às técnicas artísticas, este projeto recorre aos bonecos e às formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc), à representação e à narração oral.

Nos ateliês, que se seguem ao espetáculo, trabalham-se dinâmicas de grupo, expressão dramática e corporal, técnicas de pesquisa e construção de histórias, construção e manipulação de bonecos e formas animadas.

O arranque deste projeto suportou-se em diversas parcerias, nomeadamente com as 16 câmaras do Algarve que proporcionaram suporte financeiro. O seu pioneirismo e mérito foi distinguido através de vários prémios.

Comentários

pub