Quarteira homenageia Padroeira de Portugal com tradicional procissão

Procissão é o ponto alto das festividades

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição decorrem a 7 e 8 de Dezembro, em Quarteira, voltando a homenagear a Padroeira de Portugal. 

O arranque das celebrações acontece na sexta-feira, dia 7, às 21h00, com a procissão de velas com a Imagem da Padroeira em direção à Igreja de São Pedro do Mar.

Na manhã do dia 8, a cidade vai acordar às 9h00 com uma alvorada. Às 14h00 é celebrada uma eucaristia na Igreja de São Pedro do Mar.

A partir das 15h00, tem início o ponto alto das festividades – a procissão solene com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição em direção ao mar (Porto de Abrigo) e segue-se a saudação à Padroeira.

«Depois, num momento singular em termos etnográficos e da tradição desta antiga vila piscatória, haverá a bênção do mar e das embarcações engalanadas que acompanham a procissão religiosa por mar. No final há o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, enquanto que a Imagem Pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha», conta a Câmara de Loulé.

As celebrações prolongam-se até às 23h00, no largo em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, num espaço com gastronomia diversa, animação musical com José Manuel Pasadinhas e Rita Melo, venda de ramos e leilão de ofertas e variedades.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição tem raízes culturais profundas (a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos) na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses.

Além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se a Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efetuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Padroeira.

Comentários

pub