Lugar ao Sul continua a pensar o Algarve com “terceira vaga” de cronistas

Blogue tem mostrado que a «região tem pensamento e voz»

Foto: Lugar ao Sul

Patrícia de Jesus Palma, Anabela Afonso, Luísa Salazar, Paulo Patrocínio Reis, Vanessa Nascimento, Ana Gonçalves, Dinis Faísca e Sara Fernandes são os novos cronistas do blogue Lugar ao Sul. A ideia é continuar a pensar o Algarve com «gente nova e interessante». 

Gonçalo Duarte Gomes, um dos fundadores do Lugar ao Sul, explicou ao Sul Informação que foi o facto de haver «alguma falta de disponibilidade» e de «ritmo» no blogue que levou a esta terceira remodelação.

«Entendemos que o projeto faz sentido continuar pois tem gerado interesse. Por isso convidámos novas pessoas, gente que pensa o Algarve», acrescentou.

Estes novos nomes incluem, por exemplo, a comissária do programa cultural “365Algarve” (Anabela Afonso), a presidente do conselho de administração da QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (Sara Fernandes) ou a pivot do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve para os assuntos do mar (Ana Gonçalves).

Quadrantes políticos ou formações académicas não foram critérios para escolher os novos elementos. «Não há nenhum critério sem ser um pouco geracional porque queremos dar voz a pessoas que, normalmente, não se ouvem nos fóruns de opinião do Algarve», explicou Gonçalo Duarte Gomes ao Sul Informação, jornal parceiro do blogue “Lugar ao Sul”.

Dos antigos cronistas saíram Pedro Pimpão, vice-presidente da Câmara de Loulé, Dália Paulo, diretora municipal de Loulé, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, e a designer Joana Cabrita Martins. Mantêm-se nomes como Bruno Inácio, Filomena Sintra, Cristiano Cabrita, André Botelheiro e Gonçalo Duarte Gomes.

Desde que nasceu, em 2016, o Lugar ao Sul já publicou mais de 300 artigos, «mostrando que esta região tem pensamento e voz», diz a nota publicada no blogue que anuncia os novos cronistas. 

«Sentimos, na análise que fizemos, que o Lugar ao Sul continua a ter espaço. Desde que foi criado, esta ideia de pensar o Algarve, para onde caminha a região, tem tido, no nosso entender, uma maior dinâmica», considerou Gonçalo Duarte Gomes.

Destes novos elementos, espera-se que venham «inquietar mentes, agitar águas e criar ideias e novos pensamentos».

A continuidade deste projeto de cidadania deve-se «mais aos leitores que assiduamente fazem do Lugar ao Sul um site com um volume de visitas invulgar para uma plataforma deste género – fora dos grandes centros urbanos e longe dos grandes centros de poder – do que aos autores que o realizam todos os dias», dizem os autores.

Segundo Gonçalo Duarte Gomes, há semanas em que as pageviews chegam a números entre as 7 e as 10 mil.

Quanto à chegada dos novos cronistas, o fundador do Lugar a Sul conclui dizendo que «estamos curiosos e expectantes».

Para conhecer a equipa completa do blogue, clique aqui.

Comentários

pub