Tavira reativa Banco de Voluntariado

Banco de Voluntariado vai dar formação aos candidatos

O Banco de Voluntariado de Tavira vai ser reativado com o objetivo de «promover a cidadania ativa, proporcionar oportunidades de aprendizagem de caráter não formal, assim como fomentar o sentido de responsabilidade social e cívica».

Segundo a Câmara de Tavira, «a ação do Banco de Voluntariado de Tavira (BVT) passa pelo estabelecimento de parcerias com os seus membros, salientando a importância da sua participação individual para o desenvolvimento global da comunidade e pela colaboração com outras entidades nas áreas da saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, economia social, do desenvolvimento social, desporto, ambiente e associativismo».

As ações e os projetos a desenvolver destinam-se a maiores de idade, mas a comissão coordenadora do BVT pode aceitar, «no âmbito da realização de projetos e programas específicos, a participação de menores de idade (a partir dos 13 anos), desde que, devidamente, autorizados por quem detenha o exercício das responsabilidades parentais», acrescenta a autarquia.

A candidatura a voluntário ou a entidade promotora deve ser feita mediante inscrição, sendo que a candidatura é sujeita a aceitação e admissão.

O Banco de Voluntariado de Tavira vai dar uma formação inicial de curta duração e vai ainda desenvolver projetos regulares ou sazonais sujeitos a formação geral.

Em cada oportunidade de voluntariado «participarão os voluntários que manifestem a sua disponibilidade e cujo perfil melhor se adeque aos objetivos e tipo de trabalho a realizar», conclui a Câmara de Tavira.

Comentários

pub