PSD diz que últimos cinco anos de governação do PS em Loulé foram «oportunidade perdida»

Social-democratas dizem que executivo podia fazer mais com os 85 milhões de euros «parados no banco»

Os últimos cinco anos, de governação socialista, foram uma «oportunidade perdida» para o concelho de Loulé, segundo o PSD. Em comunicado, os social-democratas fizeram um balanço da liderança de Vítor Aleixo à frente dos destinos da Câmara de Loulé e deixam críticas duras ao executivo.

Segundo o PSD/Loulé, «no seu programa eleitoral, Vítor Aleixo prometeu tanto em 2013 que achou por bem repetir o feito em 2017. E se é verdade que a reeleição lhe correu de feição, não menos verdade é que teima em cumprir o que promete».

Os social-democratas dizem que, apesar de no seu programa eleitoral de 2017, o PS/Loulé ter definido a participação dos cidadãos e uma gestão autárquica mais transparente como as pedras basilares para um segundo mandato, «com a vitória eleitoral, ainda para mais expressiva, e uma capacidade financeira a todos os títulos invejável – são já mais de 80 milhões de euros que estão “parados” nos bancos – estariam aparentemente reunidas as condições para concretizar esta promessa. Só que, estranhamente, a realidade é bem diferente».

Segundo o PSD, «acumulam-se, por exemplo, as queixas de munícipes e outras entidades, nomeadamente no mundo associativo, sobre a dificuldade em serem recebidos pelos membros do executivo municipal. É também notória uma cada vez maior opacidade no processo decisório, ao invés da anunciada transparência».

Já o «tão falado envolvimento cívico nos projetos para o concelho não passa, afinal, de um grande embuste, em face dos valores diminutos que são disponibilizados pela autarquia para o orçamento participativo», acusa o PSD.

Os social-democratas dizem ainda que «todos os grandes projetos executados pela autarquia transitaram do anterior executivo social democrata» e que este é «um cenário preocupante, que nos leva a uma conclusão óbvia: a equipa de Vítor Aleixo vê-se a braços com um enorme vazio de ideias para lançar uma grande obra que seja».

«Para quem tem mais de 85 milhões de euros em depósitos bancários, o desempenho é sofrível», considera o comunicado.

O desinvestimento municipal em «áreas sensíveis» como a Habitação Social (habitação a custo controlados e habitação para jovens e famílias carenciadas), apoio à população sénior (lares e centros de dia), rede viária, educação (escolas e infantários), desporto, cultura (Centro Cultural de Quarteira) e serviços urbanos (saneamento básico e Mercado Municipal de Quarteira) também é realçado pelo PSD, que justifica a situação com «falta de liderança, de visão estratégica, e pela implementação de um modelo organizacional nos serviços camarários profundamente desadequado».

Segundo o PSD, «apesar dos muitos investimentos anunciados, a verdade é que, passado cinco anos – em que três deles coincidem com o PS na liderança dos destinos do país – Vítor Aleixo apenas conseguiu garantir junto do Governo da sua cor política, um só projeto relevante no concelho de Loulé. Trata-se da há muito reclamada requalificação do Porto de Pesca de Quarteira, e que agora vemos finalmente sair do papel».

No entanto, isto é, para os social-democratas «muito pouco, ou quase nada, no que toca às aspirações e necessidades dos nossos munícipes. O futuro Hospital Central do Algarve, que se iria situar no Parque das Cidades, foi agora excluído das prioridades do Governo. Para a requalificação do Centro de Saúde de Loulé não existe ainda sequer projeto. E o troço Norte da Circular de Loulé tarda em ser iniciado».

Neste caso, a Câmara de Loulé já apresentou o projeto, mas ainda sem data para a sua execução.

O PSD/Loulé lamenta a falta de «capacidade de persuasão, de pressão política, e acima de tudo, de fazer ver ao seus camaradas de partido em Lisboa que Loulé – um concelho que em tanto contribui para o turismo, uma das principais indústrias exportadoras do País – reclama por mais e melhor».

«Não é por se publicar uma revista com mais de cem páginas, cuja quase totalidade do seu conteúdo se refere a festas, que podemos avaliar positivamente os cinco anos de gestão municipal socialista», acusa o PSD, que considera que «num contexto favorável, com crescimento económico e cofres municipais cheios de dinheiro, o PS de Vítor Aleixo prova não ser capaz de corresponder às legítimas expetativas dos louletanos».

Os social-democratas acreditam que «os três anos que ainda restam ao atual executivo» só vão servir para «confirmar a incapacidade até aqui demonstrada» e garantem que, nas Eleições Autárquicas de 2021, irão apresentar «um líder, uma equipa e um projeto para devolver ao concelho de Loulé a importância e o dinamismo que merece».

Comentários

pub