Pentateuco inspira novo núcleo museológico no Paço Episcopal de Faro

Exposição a inaugurar contará com “fac-simile” do primeiro livro impresso em Portugal, o Pentateuco que Samuel Gascon imprimiu em Faro em 1487

Foto: Samuel Mendonça|Folha do Domingo

Um novo núcleo museológico, que terá como elemento central uma réplica do “Pentateuco” impresso em Faro por Samuel Gacon em 1487 e que marcou o início da imprensa em Portugal, vai ser inaugurada no dia 3 de Novembro, na antiga capela do Paço Episcopal de Faro.

Esta é uma iniciativa da Diocese do Algarve, em parceria diversas entidades, entre as quais o museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, a cujo espólio pertence o fac-simile do Pentateuco de Samuel Gacon e vai ceder o livro a título de empréstimo, para ser exibido na capital algarvia.

A inauguração da exposição está marcada para as 15h45 de dia 3 de Novembro, um sábado. Às 16h30 do mesmo dia, na sala do trono do Paço Episcopal de Faro, será apresentada a obra “As Artes Gráficas e a Imprensa em Portugal – séculos XV-XIX” (quatro volumes), de José Pacheco.

Este projeto envolve, além da Diocese do Algarve e da Fundação Portuguesa das Comunicações, o Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve, a DFK & Associados, a editora algarvia Sul Sol e Sal e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Comentários

pub