Mesmo sem Leslie, o Algarve está sob aviso laranja do IPMA

A forte agitação marítima na costa ocidental coloca o Algarve sob aviso Laranja, esta noite

O furacão Leslie, como já se previa, vai entrar em terra a Norte do Algarve, na zona Centro de Portugal, mas nem por isso se deixarão de sentir os seus efeitos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o Algarve sob aviso Laranja, devido à forte agitação marítima esperada na costa Ocidental, onde são esperadas ondas de 5 a 7 metros, que poderão atingir 10 a 12 metros de altura máxima.

Este aviso é válido a partir da meia-noite de hoje, sábado, até às 3h00 de domingo. A partir dessa e até às 6h00, o aviso motivado pela agitação marítima “desce” para amarelo,

Antes disso, deverá chegar ao Algarve a chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e vento igualmente forte, com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros por hora (km/h).

A chuva e o vento previstos levaram o IPMA a colocar a região sob aviso Amarelo, entre as 21h00 de hoje e as 3h00 de amanhã.

O Leslie não entrará no continente europeu pelo Algarve, mas deverá atingir em força Portugal. O furacão deverá entrar em terra na zona centro, no distrito de Lisboa ou de Leiria, o que levou o IPMA a colocar vários distritos do litoral sob aviso Vermelho.

Na zona diretamente afetada, segundo a última análise feita pelo Meteofontes, estão previstas rajadas «na ordem dos 130 km/h, podendo chegar aos 145 km/h (40% de probabilidade) e aos 180/190km/h em alguns locais (10% de probabilidade)». O período mais crítico será entre as 18h00 de hoje a as 06h00 de amanhã.

Comentários

pub