Furacão Leslie não deve atingir o Algarve, mas…

Últimas atualizações prevêem que o Leslie entre em terra na zona de Lisboa ou Leiria

Modelo ECMWF

O furacão Leslie, de acordo com as últimas previsões, não deve passar pelo Algarve, mas essa é uma possibilidade que ainda não está totalmente descartada.

O National Hurricane Center ainda mantém a sua última previsão, em que o Leslie se dirige em direção ao Algarve, chegando como tempestade tropical, no final do dia de sábado e madrugada de domingo, e Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo Meteofontes, em conversa com o Sul Informação, considera que, devido à imprevisibilidade de um fenómeno deste género, ainda podem existir alterações até à entrada do furacão em terra.

Previsão do National Hurricane Center

«É imprevisível, pois basta uma alteração do centro da tempestade, de 100 km para Sul ou para Norte, que faz logo diferença no resto do trajeto e na área onde chegará a terra», explica.

«A tempestade tem o trajeto que o resto da sinótica da atmosfera permite. Um anticiclone mais a Norte bloqueia o seu trajeto e pode empurrá-la mais para Sul, ou uma pequena depressão no Norte de África pode empurrá-la mais para Norte. Pequenos detalhes à escala da atmosfera podem causar grandes diferenças na zona atingida. 100km ou 200km, mais a Sul ou mais a Norte, numa escala atmosférica, não é nada, mas é o suficieente para termos o Algarve ou a região de Lisboa como a mais atingida», acrescenta Bruno Gonçalves.

Segundo o Meteofontes, neste momento, de acordo com as últimas atualizações, há um primeiro cenário, de acordo com o GFS (modelo americano) que «coloca o centro da tempestade a chegar a terra na zona da Grande Lisboa, ao final do dia de sábado/início da madrugada de domingo. Nesta situação, teríamos os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria como os potencialmente mais atingidos, com chuva pontualmente forte, vento forte a muito forte, com rajadas a rondar os 120 km/h (e pontualmente mais fortes) e com ondulação de Sudoeste até aos 6 a 7 metros, na costa Ocidental».

 

Modelo GFS

Já o modelo europeu, o ECMWF, «coloca o centro da tempestade a chegar a terra ligeiramente mais a Norte, já no distrito de Leiria e a evoluir para Nordeste, também ao final de sábado».

Caso se confirme a entrada em terra do Leslie mais a Norte, ainda assim é expectável que o Algarve venha a ter «alguma chuva também, mas nada de muito significativo. Talvez uns 5 a 10mm em alguns locais», segundo Bruno Gonçalves.

Ainda assim, realça o meteorologista amador, «amanhã, com as novas atualizações, a situação já poderá ser ligeiramente diferente», embora, «com a aproximação da hora de entrada em terra, as incertezas já sejam então menores».

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, às 16h00 de hoje, o centro do furacão Leslie «localizava-se a 1037 km a Oeste do Funchal e a 1759 km Oeste-Sudoeste de Lisboa, com um mínimo de pressão de 971 hPa. O furacão Leslie está a deslocar-se para Este-Nordeste a 52 km/h».

A incerteza em relação à trajetória do furacão «continua elevada, sendo apenas possível determinar a trajetória com maior confiança num prazo de 24 horas. As previsões para mais de 24 horas continuam a indicar trajetórias distintas», diz o IPMA.

O Instituto adianta que «o Leslie deve começar a afetar o território do continente a partir das 19h00/22h00 locais de sábado, em particular em termos de vento, agitação marítima e precipitação, sendo as regiões do Centro e Sul e do litoral, aquelas que apresentam maior probabilidade de ser atingidas com mais significado».

Neste quadro, segundo o IPMA, «o período mais crítico para o vento» será entre a 1h00 e as 7h00 de domingo, para a agitação marítima entre as 4h00 e as 13h00 de domingo e para a precipitação entre a 1h00 e as 16h00 de domingo».

Comentários

pub