Lagos adere à Associação de Municípios Portugueses do Vinho

No Algarve, Albufeira, Lagoa e Silves também fazem parte desta associação

Créditos: Depositphotos

Lagos vai aderir à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, anunciou a Câmara Municipal desta cidade algarvia.

«Valorizar a produção vitivinícola lacobrigense, incrementar o espírito associativo e o trabalho em rede no setor e promover a economia em volta do vinho, estabelecendo parcerias entre diferentes setores económicos, nomeadamente com o turismo, são os propósitos da decisão», explica a Câmara de Lagos.

No debate que antecedeu a deliberação, Maria Joaquina Matos, presidente da autarquia, relembrou a mais valia que representa a geminação com Torres Vedras, a Cidade Europeia do Vinho, salientando que, apesar de em Lagos não existirem tantos produtores como naquele concelho, a cooperação intermunicipal pode vir a ser uma ajuda.

A apresentação da proposta de adesão foi consolidada após a realização de uma reunião com os produtores de vinho sediados no concelho de Lagos e registados na Comissão Vitivinícola do Algarve com vinhos de Indicação Geográfico Protegida (IGP) e Denominação de Origem Controlada (DOC).

«Dessa reunião, terá ficado demonstrado o interesse dos produtores presentes em participar ativamente nas ações a desenvolver, tendo existido o compromisso mútuo de se organizar uma prova de vinhos, assim como outras iniciativas que contribuam para a valorização do vinho produzido em Lagos, designadamente ações de sensibilização junto dos distribuidores», diz a Câmara de Lagos.

A Associação Municípios Portugueses do Vinho tem atualmente 79 municípios associados, entre os quais três do Algarve (Albufeira, Lagoa e Silves), a que se junta agora o Município de Lagos.

Nos termos dos estatutos da referida associação, a decisão de adesão vai ser remetida à Assembleia Municipal.

Comentários

pub