Lagoa distingue 280 atletas na Gala do Desporto

280 atletas de Lagoa foram distinguidos no passado sábado, 6 de Outubro, na Gala do Desporto, realizada no Centro de […]

Foto: Câmara de Lagoa, publicada no Facebook

280 atletas de Lagoa foram distinguidos no passado sábado, 6 de Outubro, na Gala do Desporto, realizada no Centro de Congressos do Arade, no Parchal. 

«É com enorme satisfação e orgulho que podemos afirmar que Lagoa é uma verdadeira ‘Terra de Campeões”». Foram estas as palavras de Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, lidas por Luís Encarnação, vice-presidente da autarquia.

«Duzentos e oitenta atletas é um número verdadeiramente impressionante, se tivermos em linha de conta que os premiados correspondem a quase 20% do total dos atletas federados do concelho. Ainda mais notável, sem dúvida é o facto de registarmos campeões em aproximadamente 60% das cerca de 15 modalidade desportivas praticadas no concelho e distinguirmos com o galardão máximo, Grau Ouro, 71 atletas», disse ainda.

Os 280 atletas, campeões regionais e nacionais, uma campeã mundial, campeões regionais e nacionais do Desporto Escolar, participantes em provas internacionais de relevo e representantes das respetivas seleções nacionais, foram distinguidos com o Grau Ouro e Mérito Desportivo Municipal em função dos feitos alcançados, de acordo com o Regulamento Municipal em vigor.

A homenagem de distinção aos atletas e técnicos que mais se destacaram ao longo da anterior época desportiva regressou ao concelho no ano em que Lagoa se quer afirmar como “Cidade Educadora”.

«Promover o desenvolvimento dos cidadãos, reconhecer o mérito e estimular desempenhos de excelência são valores fundamentais das sociedades modernas, que se encontram plasmados nos princípios da Carta das Cidades Educadoras que Lagoa subscreveu, precisamente, no início deste ano», recordou o discurso de Francisco Martins.

Este evento cumpriu, por isso, a missão de «estimular e criar condições para a prática generalizada da atividade física e desportiva» (iniciativa que se integra no âmbito do “Desporto para Todos” – I Eixo da Estratégia de Desenvolvimento Desportivo do concelho).

O vice-presidente da edilidade fez questão de recordar que, «em Lagoa, o “Desporto Competição” representa o II Eixo da sua Estratégia de Desenvolvimento Desportivo» e que espera que esta distinção possa servir de exemplo para os mais jovens que estão a iniciar o seu percurso desportivo.

O caminho trilhado nesta área foi já reconhecido como “boa prática” por parte da Direção Geral de Saúde e da Faculdade de Motricidade Humana que, através do Plano Global para a Promoção da Atividade Física (inspirado no Programa Nacional para a Atividade Física da Organização Mundial de Saúde), selecionou os municípios de Lagoa e Loulé como parceiros na região do Algarve.

A Gala encheu por completo o Centro de Congressos do Arade, com cerca de 1000 espectadores. Francisco Martins deixou os seus votos de agradecimento e reconhecimento em nome de todo o Município aos clubes e associações desportivas, dirigentes, técnicos e familiares presentes que, todos os dias, desenvolvem um trabalho meritório e lutam por se superar.

A cerimónia mereceu elogios dos mais variados quadrantes, entre atletas, familiares, dirigentes associativos e federativos.

Estiveram presentes no evento Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pardal, coordenador Nacional do Projeto das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar, Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, deputados municipais; vereação; autarcas locais, representantes dos agrupamentos de escolas públicas do concelho e da Nobel International School Algarve, bem como o setor de Desporto Escolar da Delegação Regional de Educação do Algarve.

Comentários

pub
pub