Ano Missionário arranca com celebração em Albufeira

D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, vai presidir a cerimónia

A Celebração Diocesana de abertura do Ano Missionário ocorre este domingo, 21 de Outubro, às 16h00, na Igreja Matriz de Albufeira. 

Esta celebração será presidida por D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve.

A Diocese do Algarve definiu as linhas programáticas para o ano pastoral 2018/2019 (o segundo ano do Programa Pastoral trienal que conduz a Igreja algarvia até 2020), centrando-se no tema “Celebrar a família – Ser Igreja Missionária”.

A ideia é que este tema reflita «a decisão da Conferência Episcopal Portuguesa em promulgar um Ano Missionário, de Outubro de 2018 a Outubro de 2019, como resposta à determinação do Papa Francisco em fazer do mês de Outubro de 2019 um mês missionário extraordinário», explica a Diocese do Algarve.

D. Manuel Neto Quintas explica que o Ano Missionário «é transversal a tudo» e que, «quando deixarmos de ser missionários, deixamos de ser verdadeiros discípulos de Cristo».

E salienta, ainda, que «é importante que esta dimensão missionária esteja presente em tudo aquilo que nós celebramos, anunciamos, testemunhamos».

O Bispo recorda também que, para cada cristão, testemunhar a descoberta de Jesus é fundamental: «a partilha desta experiência pessoal de encontro com Cristo deve ser o motor que dinamiza o nosso serviço à Igreja, seja ele qual for».

Assim sendo, a Igreja algarvia «apela a que a celebração do dia 21 de Outubro seja sinal de congregação e de um início de Ano Missionário a ser marcadamente dinamizado e vivido».

«Deseja-se, deste modo, que uma participação numerosa possa ser a mais sincera expressão de uma Igreja diocesana que, unida ao seu Bispo, quer manifestar a sua comunhão, bem como o seu desejo de ser reavivar e viver sempre mais profundamente a sua identidade e serviço como Igreja missionária», refere o padre António de Freitas, vigário Episcopal para a Pastoral.

O sacerdote apela, ainda, para que os «párocos que avisem nas Eucaristias deste e do próximo fim de semana e incentivem à participação das comunidades cristãs nesta celebração da abertura do Ano Missionário».

Comentários

pub