Odemira debate “Saúde Mental com a Comunidade”

Iniciativa é promovida pela Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral.

“Saúde Mental com a Comunidade” é o tema de uma sessão que vai decorrer esta sexta-feira, 28 de Setembro, a partir das 14h15, no auditório da Sede do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Odemira.

Esta é uma iniciativa promovida pela Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral – PSCAL.

A sessão de abertura vai contar com a presença de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Robalo, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Luís Matias, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano – ULSLA e Natividade Coelho, coordenadora da Grupo de Trabalho da Saúde Mental da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral.

“A Saúde Mental com a Comunidade, diversidade e desafios” será o tema do primeiro painel, com a participação de Manuel Lopes (Coordenador Nacional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrado), Fábio Medina (Projeto AVIDAVALE da Associação Odemira +), Denisa Nunes (ULSLA, Psicóloga em Grândola, que abordará a questão “Dignidade na Saúde Mental em Cuidados de Saúde Primários”).

A moderação estará cargo de Alexandre Tomás (cocoordenador do Grupo de trabalho do Eixo 2 – Saúde Mental) e Cristina Lira (diretora de Unidade de Desenvolvimento Social – Centro Distrital de Setúbal) e Fernanda Matias (diretora de Unidade de Desenvolvimento Social – Centro Distrital de Beja) serão as comentadoras do painel.

A sessão de encerramento contará com as intervenções de Deolinda Seno Luís (presidente do Conselho Local de Ação Social de Odemira), Sérgio Fernandes (diretor do Centro Distrital de Beja do Instituto de Segurança Social) e Natividade Coelho (coordenadora da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral).

«A saúde mental é uma área de elevada relevância quer em termos nacionais quer para a região do Alentejo Litoral. O Plano Local de Saúde, alicerçado no perfil sociodemográfico da população do território, identifica a saúde mental como uma das principais áreas de intervenção, assumindo-se como prioritário o desenvolvimento, reforço e consolidação de atividades de promoção da saúde mental de âmbito comunitário», explica a Câmara de Odemira.

Neste sentido, «o Grupo de Trabalho da Saúde Mental da PSCAL promove esta sessão temática com o objetivo de debater as questões da saúde mental com a comunidade».

Durante a manhã decorrerá, no mesmo local, a reunião ordinária da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral, uma estrutura que tem como finalidade «promover o planeamento concertado supraconcelhio para a organização dos recursos e das respostas e equipamentos sociais, através da articulação dos instrumentos de planeamento locais com as medidas e ações de âmbito nacional, e envolve os concelhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer».

Comentários

pub