Lagos dá 3655 euros para ajudar a gerir a Via Algarviana

Além de aprovar o subsídio anual a dar à Almargem, Lagos declarou apoio à candidatura que esta associação apresentou para assegurar a gestão da Via Algarviana nos próximos cinco anos

A Câmara de Lagos aprovou a atribuição de um subsídio anual de 3655 euros à Associação Almargem, para ajudar a fazer face às despesas de gestão, manutenção e promoção da Via Algarviana.

Na mesma Reunião de Câmara, o executivo camarário lacobrigense declarou «o seu apoio e interesse na candidatura intitulada “Via Algarviana – (Des)envolvendo o Interior do Algarve” que a Almargem fez ao programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior para assegurar a gestão dos 300 quilómetros de traçado da Via por um período de mais 5 anos».

A verba que a autarquia lacobrigense vai entregar à associação ambientalista algarvia, responsável pela gestão da Via Algarviana, é a fatia que lhe cabe do financiamento para a manutenção e gestão da Grande Rota Pedestre que atravessa o interior do Algarve durante o corrente ano, no âmbito de um acordo entre a AMAL e a Almargem.

Ao todo, são 11 os municípios algarvios que contribuem para este “bolo”, todos aqueles em cujo território a Via Algarviana atravessa, nomeadamente Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Tavira, S. Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Portimão, Vila do Bispo e, mais recentemente, Albufeira.

«Em paralelo, a autarquia e o conjunto das entidades parceiras continuam a efetuar esforços para se definir e implementar um modelo de gestão que garanta a sustentabilidade do projeto no médio e longo prazo, atendendo à sua importância estratégica como produto turístico alternativo da oferta da região, sobretudo em período de época baixa.

Lagos apoia gestão da Via Algarviana e candidatura à sua valorização», segundo a autarquia.

O concelho de Lagos é atravessado pelo setor 12 e 13 da Via Algarviana, que ligam, respetivamente, Marmelete a Bensafrim e Bensafrim a Vila do Bispo. Também existe no concelho um percurso de ligação à estação da CP e uma rota complementar, que atravessa a Mata do Barão de São João.

Comentários

pub