Há perceves, mexilhões, lapas e outras iguarias para degustar este fim-de-semana em Vila do Bispo

Presença de logótipo da Galp no cartaz do Festival do Perceve causou polémica

Perceves, mexilhões, feijoada de choco, lapas grelhadas, moreia frita, navalheiras, salada de polvo e de ovas, camarão, papas de mexilhão e choco frito são algumas das iguarias do Festival do Perceve que se realiza entre 14 e 16 de Setembro, em Vila do Bispo, na Escola EB 2,3 de S. Vicente.

Segundo a Câmara de Vila do Bispo, «além das iguarias da cozinha vila-bispense, o festival conta ainda com muita animação musical». No primeiro dia, atua o Grupo Vozes do Sul e Rui e Lau. Já no sábado, dia 15, será a vez de Brasa Doirada e de Humberto Silve subirem ao palco. Já no último dia atuará o Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere, Cool Loung Quintet e Ricardo Glória.

A Associação dos Marisqueiros de Vila do Bispo, entidade organizadora do evento, espera, «à semelhança das edições anteriores, atrair pessoas oriundas de vários pontos do pais ao município para saborear o marisco da região», adianta a autarquia.

Para receber os convidados, as portas abrirão ao longo dos três dias às 14h00 e encerrarão às 2h00 da manhã.

O evento que tem como objetivo promover «uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo».

No cartaz do evento é visível um logótipo da Galp entre os apoiantes do evento. Este facto levou a que, nas redes sociais, fossem publicados comentários que questionavam o motivo desse patrocínio, numa altura em que se debate a possível prospeção de hidrocarbonetos, ao largo de Aljezur, por parte desta empresa.

No entanto, a direção da Associação dos Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, já veio explicar que o patrocínio é do «Sr. Joaquim Reis, representante da Galp Gás».

Segundo a associação, «desde a primeira edição do referido Festival, o Sr. Joaquim Reis foi patrocinador assíduo, não faltando em nenhuma das edições». Além disso, «tem apoiado a associação, não só no Festival do Perceve, mas também em outras ocasiões em que lhe foi pedido auxílio, sem nunca pôr qualquer tipo de entraves».

«O logótipo utilizado no cartaz foi o mesmo desde a primeira edição», acrescenta a entidade organizadora, que lembra ainda que aprovou, por unanimidade, em assembleia geral, o “Não” à prospeção e exploração de hidrocarbonetos na costa Portuguesa».

«Somos contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos», garante.

No festival vão mesmo «fazer-se representar movimentos anti petróleo no espaço de exposição, como já vem sendo hábito», conclui a associação.

 

Adicione este evento à sua agenda.

 

 

Comentários

pub