Fim de semana europeu de observação de aves: mais de uma dezena de atividades por todo o país

No primeiro fim de semana de Outubro, milhares de pessoas por toda a Europa vão estar de olhos postos nos […]

No primeiro fim de semana de Outubro, milhares de pessoas por toda a Europa vão estar de olhos postos nos céus, no EuroBirdwatch, também conhecido como fim de semana europeu de observação de aves.

Em Portugal, haverá mais de uma dezena de oportunidades para observar um dos espetáculos mais deslumbrantes da natureza: a migração de aves.

De Sagres a Braga, passando pelos Açores, nos dias 6 e 7 de Outubro haverá atividades por todo o país, desde visitas mais intimistas a um festival inteiro dedicado às aves e à natureza.

No Algarve, além do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que vai voltar a decorrer em Sagres, há ainda atividades programadas para dia 6 de Outubro, na Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, organizadas pela ADRIP – Cacela Velha e pela Etnonature, bem como nas Salinas de Vale Caranguejo (Tavira), promovidas pelo Centro Ciência Viva de Tavira.

“O EuroBirdwatch é uma excelente oportunidade para descobrir tesouros naturais que não sabia que estavam mesmo ao virar da esquina, ou conhecer as espécies nos visitam nesta altura do ano,” diz Alexandra Lopes, coordenadora do Departamento de Cidadania Ambiental da SPEA.

Este evento, organizado pela BirdLife International, celebra este ano o seu 25º aniversário e une participantes em 40 países. Em Portugal é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com a colaboração de parceiros locais.

No ano passado, teve a participação de mais de centena e meia de pessoas, que chegaram a avistar 60 espécies diferentes de aves nalguns pontos do país.

Comentários

pub