Passeios culturais noturnos mostram história e património de Portimão a turistas e residentes

Três passeios noturnos, a 7 de Julho, 4 de Agosto e 15 de Setembro, sempre às 21h00, vão dar a […]

Três passeios noturnos, a 7 de Julho, 4 de Agosto e 15 de Setembro, sempre às 21h00, vão dar a conhecer a história e o património cultural do concelho de Portimão a turistas e residentes. 

O primeiro passeio cultural noturno está agendado para um sábado, dia 7 de Julho, às 21h00, onde vão ser dadas a conhecer as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade.

Os participantes partem do coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes para um percurso entre o Jardim Manuel Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da República e Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do setor de património da autarquia.

Nos dias 4 de Agosto e 15 de Setembro, os passeios terão lugar na vila piscatória de Alvor que apresenta uma herança islâmica de referência, onde figuram construções com cerca de mil anos. A freguesia de Alvor possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica.

Tendo como ponto de encontro o Morabito de São Pedro, situado junto do cemitério, estes passeios noturnos denominados “Alvor Islâmico”, com início marcado para as 21h00, irão passar ainda pelo Morabito anexo à igreja matriz de Alvor, museu etnográfico, castelo e arquitetura civil.

As inscrições para os passeios são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: email: gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt e telefones: 282470799/282480488

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, com o apoio da Junta de Freguesia de Alvor e do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes).

Comentários

pub