Eurodeputado do PCP veio ao Algarve visitar produtores de agricultura biológica

Algarve tem «condições ótimas para produção biológica», diz o PCP

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve, este fim de semana, de 14 e 15 de Julho, nos concelhos de Silves e Portimão, onde contactou com produtores de agricultura biológica. 

O Parlamento Europeu aprovou recentemente um novo regulamento de produção biológica que contou com o contributo do deputado comunista que é membro da Comissão Parlamentar de agricultura e desenvolvimento rural do Parlamento Europeu.

Segundo o PCP, o Algarve «possui condições ótimas para a produção biológica. Por outro lado, e tendo em conta a falta de oferta, importam-se diariamente enormes quantidades de produtos biológicos».

«Ou seja, temos aqui grandes potencialidades para o desenvolvimento desta atividade, que poderia crescer muito mais se houvessem políticas adequadas por parte do Governo e do Ministério da Agricultura», consideram os comunistas.

«Faltam técnicos especializados ao nível da direção regional que poderiam estimular a instalação de jovens agricultores. Faltam também verbas, uma vez que as linhas dos apoios do PDR se encontram esgotadas desde 2015. Falta igualmente uma grande campanha de sensibilização da população para os benefícios do consumo de produtos biológicos, não só para a saúde humana mas também para o meio ambiente», denuncia o PCP.

Também é «necessário criar mecanismos de apoio ao associativismo, viabilizando estruturas de concentração, tratamento e comercialização que possam trazer escala a um setor caracterizado por pequenas explorações», conclui o PCP.

Comentários

pub