“Artesãos do século XXI” mostram-se no Vila Vita

Novo programa, que decorreu de Fevereiro a Maio, quer recuperar as artes tradicionais do Algarve

O projeto TASA vai partilhar os resultados do programa “Artesãos do século XXI” esta quinta-feira, 26 de Julho, às 17h00, no Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches (Lagoa). 

Durante o evento será apresentado o processo e resultados de uma intervenção que envolveu seis aprendizes, cinco mestres artesãos, vários artesãos da rede TASA, a equipa da Proactivetur e ainda um prémio de inovação nos entrelaçados.

O objetivo da iniciativa “Artesãos do Século XXI”, promovida pelo projeto TASA e que “formou” duas artesãs, como o Sul Informação já deu conta, foi a vontade «de agir pela sustentabilidade das técnicas ancestrais que constituem um importante legado cultural da região do Algarve», diz o TASA.

Esta missão «passa por criar soluções atuais que as mantenham úteis e apetecíveis, capacitar uma nova geração de artesãos que faça desta atividade uma profissão, consciencializar para o valor cultural, ambiental e social da atividade e, assim, contrariar a tendência de extinção das artes e ofícios».

O programa integra a exposição de estudos e protótipos de novos produtos da marca projeto TASA, a partilha do processo e resultados do programa de capacitação de novos artesãos, a apresentação da nova linha de comunicação/embalagem da marca e experiências de interação do público com os processos e matérias-primas.

 

Foto: Filipe da Palma

Comentários

pub