Porto de Sines integra exercício naval «Swordfish 18»

O Porto de Sines está a participar no exercício naval «Swordfish 18», sob a responsabilidade da Marinha Portuguesa, a decorrer […]

O Porto de Sines está a participar no exercício naval «Swordfish 18», sob a responsabilidade da Marinha Portuguesa, a decorrer entre 18 e 28 de Junho na costa ocidental portuguesa, tendo como objetivo principal testar a capacidade de resposta em cenários de crise.

O exercício naval de grandes dimensões promovido pela Marinha Portuguesa está a decorrer na área entre os portos de Lisboa e de Sines.

«A integração de navios de comércio num exercício naval deste género, e com esta complexidade, deve ser entendida como uma mais-valia significativa, uma vez que permite verificar o fluxo de informação entre a comunidade mercante e as entidades militares visando o contínuo acompanhamento do tráfego marítimo», salienta o Porto de Sines.

Participam neste exercício um total de nove navios nacionais, dois navios espanhóis, um navio francês, um navio italiano, um navio inglês, forças de mergulhadores e fuzileiros nacionais e espanhóis, e ainda aeronaves da Força Aérea de Portugal e de Espanha, englobando um total de 2300 militares.

Está previsto que o Porto de Sines desempenhe uma função muito importante neste exercício, estando em constante contacto com o Portuguese Navy Shipping Centre, disponibilizando, para o efeito e em tempo real, os movimentos dos navios de comércio em porto.

Comentários

pub