Guadalupe percorre “Fio da Memória” com passeio aos monumentos megalíticos

O projeto “Fio da Memória” tem novo encontro marcado este sábado, 23 de Junho, às 10h30, na Ermida de Nossa […]

O projeto “Fio da Memória” tem novo encontro marcado este sábado, 23 de Junho, às 10h30, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), com direito a um passeio orientado aos monumentos megalíticos existentes na zona. 

Este será um encontro com a artista plástica Manuela Caneco e com o arqueólogo Ricardo Soares que terá início na Ermida, onde será realizada uma introdução ao tema com a leitura de um texto.

Depois, segue-se um passeio orientado aos monumentos megalíticos existentes nas imediações, como o menir de Aspradantas. Chegados ao menir será realizada uma cerimónia idêntica às realizadas na época grega e romana com água e ramos de oliveira. O público será convidado a participar e a cantar ativando assim rituais de outras eras.

O projeto integra o Ciclo Linhas Cruzadas promovido pela Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur e faz parte do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, cujo tema central para 2018 é “Património que futuro?”.

A participação é gratuita. Os participantes devem trazer roupa confortável, chapéu e pequeno lanche para piquenique A iniciativa dura cerca de 3h30.

Comentários

pub