Escola Rio Arade ganha o 1º prémio do Projeto Educativo Power Up da Galp

A Escola Básica Rio Arade, do Parchal (Lagoa), obteve o 1º lugar, nos prémios do Projeto Educativo Power UP da […]

A Escola Básica Rio Arade, do Parchal (Lagoa), obteve o 1º lugar, nos prémios do Projeto Educativo Power UP da Galp, no ano letivo de 2017-2018. A cerimónia final e de entrega dos prémios teve lugar na sexta-feira, dia 8 de Junho, na Fundação Serralves, no Porto.

Neste projeto do Agrupamento de Escolas Rio Arade participou a turma do 9ºB, com a professora Cristina Jesus, docente de Físico-Química.

O Projeto Power UP é um desafio sobre educação para a eficiência energética lançado pela Galp nas escolas do 2º e 3º ciclos de todo o País. O foco são as fontes de energia, a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à energia.

Num universo de 106 escolas aderentes, 28 participaram no concurso final, tendo daí saído as três escolas que desenvolveram os melhores trabalhos relacionados com os temas propostos, ao longo do ano letivo 2017/2018.

Os alunos da turma do 9ºB foram distinguidos não só pela abordagem de vários temas de eficiência energética e transmissão de conhecimentos aos alunos do 1ºciclo, como pelo envolvimento e interação com a comunidade, pesquisa e utilização de ferramentas pedagógicas.

As suas atividades práticas de mobilidade sustentável, dinamização de aulas de energia aos colegas mais novos e construção de fornos solares foram consideradas as melhores a nível nacional.

Como prémios, a Escola Básica Rio Arade ganhou um cartão Galp Frota no valor de 500 euros, uma visita pedagógica a um Centro Ciência Viva, hotspots e vales de desconto de combustível para os professores envolvidos no projeto, e Circuitos Ciência Viva para os elementos da equipa vencedora.

Na cerimónia de entrega dos prémios, estiveram presentes os alunos da turma, a professora Cristina Jesus, responsável pelo projeto, bem como Luís Varela, subdiretor do AERA.

A participação nesta cerimónia constituiu também uma oportunidade para que alguns dos alunos da turma viajassem pela primeira vez de avião, entre Faro e Porto, numa experiência proporcionada pelo seu desempenho no projeto.

Este reconhecimento, no âmbito do desenvolvimento de iniciativas sobre a eficiência energética, veio juntar-se ao veículo elétrico (Renault ZOE) atribuído ao AERA no âmbito da 1ª fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, sendo a única unidade escolar a receber uma viatura nesta fase, cuja entrega ocorreu no passado dia 13 de Abril, nas instalações da escola sede.

Comentários

pub
pub