Vale de Lobo vai ter bicicletas elétricas de uso partilhado a partir de 9 de Maio

A empresa municipal Infralobo vai apresentar, no dia 9 de Maio, o projeto Smart Bikes by Infralobo, uma solução de […]

A empresa municipal Infralobo vai apresentar, no dia 9 de Maio, o projeto Smart Bikes by Infralobo, uma solução de bicicletas elétricas de uso partilhado. Este projeto integra-se na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) da Câmara Municipal de Loulé.

O conceito de smart resort, iniciado em Março de 2017, com o lançamento da plataforma Infralobo Smart Management «evoluiu agora o setor da mobilidade sustentável, através da aquisição de um sistema que integra um conjunto de 30 bicicletas elétricas de última geração», explica a Infralobo.

Distribuídas estrategicamente ao longo da via ciclável partilhada, numa primeira fase, o projeto integra cinco estações de bicicletas que ficarão localizadas na receção do resort, na praça, na Academia de Ténis, no supermercado de Vale do Lobo e junto recepção das Dunas Douradas.

Segundo a empresa municipal, «será ainda possível ao utilizador deixar as bicicletas em pórticos virtuais, caso a estação pretendida esteja lotada e/ou surja a necessidade de criação de uma estação pontual».

De acordo com Fátima Catarina, presidente do Conselho de Administração da Infralobo, «o projeto Smart Bikes by Infralobo visa promover a utilização da bicicleta em distâncias mais curtas, contribuindo para reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera e melhorar a qualidade do ar, um princípio de sustentabilidade ambiental que está também a ser aplicado noutras vertentes. Os utilizadores poderão faze-lo de forma gratuita até ao final do Verão. Esta é apenas uma de mais novidades reservadas para 2018, integradas na estratégia partilhada da Infralobo e da Câmara Municipal de Loulé».

O projeto Smart Bikes «visa reforçar as medidas tomadas pelo Município relativamente à sustentabilidade ambiental, à melhoria da qualidade de vida e ao contributo para a descarbonização global».

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, «a gestão da mobilidade assume assim especial importância ao nível local, sendo no âmbito da competência municipal que se definem e implementam algumas das medidas mais relevantes, nomeadamente na adaptação do espaço urbano aos modos suaves de mobilidade, constituindo esta uma aposta e uma prioridade do município de Loulé».

O website do projeto vai lançado apenas no dia da apresentação oficial, 9 de Maio.

Comentários

pub