Lagos apresenta Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas

A Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas do concelho de Lagos é apresentada no próximo dia 25 de Maio, a […]

A Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas do concelho de Lagos é apresentada no próximo dia 25 de Maio, a partir das 9h45, num seminário a realizar-se no Auditório dos Paços do Concelho Século XXI.

Que mudanças poderão ocorrer no clima de Lagos até final deste século? Quais são as vulnerabilidades que o concelho tem relativamente ao clima atual e que desafios representam os cenários de alterações climáticas projetados? Que implicações podem ter as alterações climáticas para o ambiente, para a economia e para a população de Lagos?

Estas são perguntas que serviram de mote para o desenvolvimento desta estratégia. Para responder a estas questões, o Município tem desenvolvido, durante o último ano, o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lagos.

Neste seminário final sobre o tema serão apresentadas as principais conclusões do plano, assim como a Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas do concelho de Lagos e as principais ações neste sentido que o Município propõe implementar no futuro próximo.

A iniciativa incluirá ainda o momento da assinatura da Carta de Compromisso da Rede Adapt.Local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas.

Lagos aderiu a esta rede em Novembro de 2017, no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente, e que integra cerca de 30 municípios e que visa aumentar a capacidade dos municípios em incorporar a Adaptação às Alterações Climáticas nas suas políticas, instrumentos e intervenções, através da facilitação da troca de experiências entre instituições, técnicos e especialistas e da capacitação das autarquias locais

 

Programa:

9h45 – Receção dos participantes

10h00 – Sessão de abertura

Paulo Reis (vereador da Câmara Municipal de Lagos)

10h15 – Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Lagos: resultados, estratégia de adaptação e programa de ação

João Telha (CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano)

11h00 – Intervalo (café)

11h15 – Adaptação ao clima atual e às alterações climáticas em Lagos: boas práticas

Município de Lagos

11h45 – Debate

12h15 – Assinatura da Carta de Compromisso da Rede Adapt.Local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas

12h30 – Sessão de encerramento

Maria Joaquina Matos (presidente da Câmara Municipal de Lagos)

Comentários

pub