Alunas da Secundária João de Deus sensibilizam colegas para a deficiência visual

Duas alunas da Escola Secundária João de Deus, em Faro, sensibilizaram os seus colegas para a deficiência visual, com a […]

Duas alunas da Escola Secundária João de Deus, em Faro, sensibilizaram os seus colegas para a deficiência visual, com a palestra “Os olhos não vêem, o coração sente”, no dia 4 de Maio.

Filipa Silva e Cláudia d’Oliveira, alunas do curso profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, contaram com a ajuda de Ricardo Martins, funcionário da escola que é invisual desde os 13 anos, para explicar como é viver sem poder ver e desafiaram os colegas a colocar-se na pele de alguém com deficiência visual.

Como explicou Ricardo Martins aos jovens entre os 15 e 18 anos que se juntaram na biblioteca da Secundária João de Deus, apesar de o «mundo ter virado do avesso» quando perdeu a vista, optou por «não se centrar nas dificuldades», olhando, ao invés, para a cegueira «como uma oportunidade de mudança».

«Depois deste testemunho, os jovens foram desafiados a colocarem-se na “pele” do outro. Com os olhos vendados, estes tiveram que fazer um percurso guiados por um cão-guia e o portador de deficiência visual. Este exercício de empatia permitiu aos jovens a partilha das vivências do outro», segundo as alunas responsáveis pela iniciativa.

A ação, da qual resultou um vídeo que pode ser visualizado aqui, «permitiu uma maior consciencialização da população jovem para esta problemática», acreditam Filipa Silva e Cláudia d’Oliveira.

Comentários

pub