Abril no Algarve teve menor taxa de ocupação do que no ano passado

A taxa de ocupação global média, por quarto, no Algarve foi de 58,3% em Abril, menos 9,7% do que a […]

A taxa de ocupação global média, por quarto, no Algarve foi de 58,3% em Abril, menos 9,7% do que a registada em 2017, de acordo com dados acabados de divulgar pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Os mercados que apresentaram as maiores descidas foram o britânico (-20,5%), holandês (-14,6%), alemão (-11,9%), espanhol (-43,1%) e o português (-10,3%).

 

Por zonas geográficas, o realce vai para as quebras verificadas em Portimão, Praia da Rocha e Alvor (-27,1%), Lagos e Sagres (-16,9%) e Monte Gordo e Vila Real de Santo António (- 14,9%), apesar de todas as áreas terem registado descidas.

O volume de vendas também baixou 16,3% durante o mês face ao período homólogo. Segundo a AHETA, as taxas de ocupação e o volume de vendas no mês de Abril foram «influenciados negativamente pelo facto de a Páscoa ter sido no dia 1».

A Páscoa «justifica a grande quebra de turistas nacionais e espanhóis neste mês. Já a descida do mercado britânico não pode ser dissociada do Brexit», explica ainda a AHETA.

As descidas «verificadas nos restantes mercados emissores resultam, em boa medida, da recuperação dos principais destinos concorrentes (Turquia, Egito, Tunísia, Grécia, Croácia)».

Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma descida de 2,2%, enquanto o volume de negócios aumentou 2,4%.

 

Comentários

pub