OPTO ajuda jovens a planear o futuro e nova edição já está a ser preparada em Albufeira

A 6ª edição do “OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve”, que se realiza de 9 a 11 […]

Foto de arquivo

A 6ª edição do “OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve”, que se realiza de 9 a 11 de Maio, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, já está ser preparada, num evento que ajuda os jovens estudantes a planear o futuro. 

«O evento, que já é considerado um dos mais significativos fóruns de educação e formação no Sul do país, irá trazer de novo a Albufeira centenas de expositores, entre universidades, escolas secundárias e profissionais e outras entidades que aproveitam este espaço privilegiado para apresentar a sua oferta educativa e formativa», diz a Câmara de Albufeira.

«A abertura do certame está marcada para o próximo dia 9 de Maio, mas até lá ainda há muito trabalho por realizar», acrescenta.

Quanto às inscrições, «estão praticamente encerradas». «Até ao momento já se encontram inscritos 50 expositores, representando o ensino superior público e privado, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, centros de formação, autoridades policiais e de socorro, associações e outras entidades ligadas ao ensino e à formação».

Também estão a ser feitos os «últimos preparativos no recinto e ao nível do programa de animação que, à semelhança das edições anteriores, irá contemplar exibições de artes performativas e de desporto, shows interativos, demonstrações culinárias, oficinas temáticas, atividades de exploração científica e outras demonstrações profissionais».

Entretanto, dá conta a Câmara de Albufeira, «já foram contactados todos os agrupamentos escolares da região, bem como alguns do Baixo Alentejo, com vista a dar conhecimento do programa e incentivar à participação num evento que já é considerado uma mais-valia, sobretudo numa altura em que os jovens se encontram a decidir o seu futuro académico e profissional».

Para Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, «esta é uma boa oportunidade para ter um primeiro contacto com o mundo do trabalho e a oferta de produtos e percursos educativos, formativos e profissionais, disponíveis no Algarve e noutros pontos do país».

O edil sublinha ainda que «se trata de um excelente fórum de discussão e reflexão sobre matérias fundamentais para o futuro da nossa juventude».

A organização relembra todos os interessados para a necessidade de programarem, a tempo, a visita ao certame.

Para facilitar o transporte dos estudantes e professores, poderão ser obtidos descontos especiais para viagens de grupo nos comboios da CP, de e para Albufeira, em todas as linhas. Os autocarros urbanos GIRO serão gratuitos em toda a cidade e também entre a estação de Ferreiras e o Pavilhão Desportivo, mediante a apresentação de passe próprio emitido pela organização.

Para mais informações contacte o Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira através do telefone: 289 598812/289 599579 ou do seguinte endereço de email: [email protected].

Comentários

pub