Geraint Thomas ganha contrarrelógio e reforça liderança na Volta ao Algarve [com fotogaleria]

Geraint Thomas, da Sky, ganhou a 3ª etapa da Volta ao Algarve, o contrarrelógio individual, disputado esta sexta-feira, 16 de […]

Geraint Thomas | Foto Elisabete Rodrigues

Geraint Thomas, da Sky, ganhou a 3ª etapa da Volta ao Algarve, o contrarrelógio individual, disputado esta sexta-feira, 16 de Fevereiro, em Lagoa. O ciclista continua a vestir de amarelo, reforçando a liderança na prova. 

Thomas precisou de 24 minutos e 9 segundos para concluir a etapa, batendo Campenaerts (Lotto Soudal), que esteve em primeiro durante a maior parte da tirada, mas fez o tempo de 24 minutos e 20 segundos.

Em terceiro lugar ficou Stefan Küng (BMC Racing Team), que completou o contrarrelógio em 24 minutos e 28 segundos.

O melhor português foi Nelson Oliveira, que ficou em 5º, com o tempo de 24 minutos e 31 segundos.

Quanto à classificação geral, Geraint Thomas lidera com uma vantagem de 22 segundos sobre o colega de equipa Kwiatkowski (2º classificado). Nelson Oliveira é 3º, a 32 segundos do líder da prova.

Vicente de Mateos, do Louletano/Aviludo, estava em 9º na classificação geral, à partida para a 3ª etapa, mas saiu do top 10 e não há ciclistas de equipas algarvias nos primeiros classificados.

Ciclista a passar e apaixonados pelo ciclismo a ver… | Foto: Elisabete Rodrigues

A acompanhar o contrarrelógio da Volta ao Algarve, estiveram, ao longo do percurso todo delineado no concelho de Lagoa, algumas centenas de fãs do ciclismo, na sua maioria estrangeiros, parte deles vindos de propósito para poder ver de perto os seus ídolos.

Na zona dos Salicos, em duas autocaravanas decoradas com bandeiras e há dois dias estacionadas num terreiro à beira da estrada, estavam dois casais de franceses, bretões, como fizeram questão de explicar ao Sul Informação.

«Viemos ao Algarve para ver a Volta. Em França acompanhamos o Tour, já fomos ao Giro de Itália, mas nunca tínhamos estado aqui. Isto é maravilhoso, porque conseguimos ver os nossos ídolos de muito perto», contou Jean Carrion, um dos franceses.

«Até domingo vamos andar a acompanhar as etapas, mas o contrarrelógio é muito interessante, porque conseguimos ver os ciclistas um a um», acrescentou o seu amigo Vincent Jacquot.

Menos contentes com a passagem do contrarrelógio, que paralisou mais de metade do concelho de Lagoa durante seis horas, estavam os moradores e pessoas que trabalham nas zonas cujas estradas foram cortadas por causa da prova.

Apesar de a Câmara de Lagoa até ter avisado com antecedência para os constrangimentos do trânsito, a verdade é que não há alternativas para aceder a muitas das zonas do concelho.

Por volta das 14h00, um jardineiro desesperava quando o agente da GNR lhe disse que teria de esperar até por volta das 17h00 para poder sair da urbanização onde tinha passado a manhã a trabalhar.

«Olhe que eu tenho muito trabalho para fazer esta tarde e o meu patrão não vai perceber quando eu lhe disser que não posso sair daqui por causa da Volta», dizia o jardineiro para o agente. Mas não lhe adiantou nada: teve mesmo de esperar ainda três longas horas até poder retomar o seu trabalho.

Este sábado, corre-se a 4ª etapa da Volta ao Algarve, que vai ligar Almodôvar a Tavira, num total de 199,2 quilómetros.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação e Helder Romão

 

Comentários

pub