São Brás aprova orçamento de 12,2 milhões de euros para 2018

São Brás de Alportel tem um Orçamento Municipal de 12,2 milhões de euros em 2018, mais 500 mil euros do […]

São Brás de Alportel tem um Orçamento Municipal de 12,2 milhões de euros em 2018, mais 500 mil euros do que no ano passado. 

Este orçamento foi aprovado pela Assembleia Municipal, a 13 de Dezembro, contando com os votos a favor dos eleitos pelo PS e as abstenções dos membros eleitos pelo PSD e CDS (que integraram em conjunto a coligação “São Brás Primeiro) e pela CDU.

Para 2018, o Município de São Brás de Alportel quer «dar início à execução do plano de ação que mereceu a aprovação da larga maioria dos são-brasenses no ato eleitoral do passado mês de Outubro», diz a Câmara de São Brás de Alportel.

«Uma gestão equilibrada e rigorosa, assente num cuidado planeamento dos investimentos, em prol da execução da estratégia de desenvolvimento do município, com eficiente gestão dos recursos financeiros da autarquia e com uso eficaz dos financiamentos comunitários através da apresentação de candidaturas ao Programa de Financiamento “Portugal 2020”, continuam a ser os princípios base da política financeira do município», diz Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás.

A segurança, a Proteção Civil e a defesa da Floresta «constituem, no seu conjunto, uma das áreas reforçadas no orçamento para 2018, ano em que vai iniciar a execução do Contrato Local de Segurança e entrar em funcionamento a equipa de Sapadores Florestais Municipais, assim como o Centro Regional de Formação de Bombeiros para o Fogo Urbano e uma nova ação na parceria com o exército português que vai complementar a vigilância florestal com a abertura de aceiros», diz a autarquia.

«O desenvolvimento económico é outro setor reforçado no orçamento municipal para 2018, com uma verba superior a 1 milhão de euros, com uma aposta clara no incremento do turismo, enquanto dinamizador da economia local e no incentivo ao empreendedorismo».

«A criação da Área de Serviço para Autocaravanas, o arranque da requalificação do Quarteirão Quatro Olhos para a criação do Centro de Incubação de Empresas e Empreendedorismo com espaços para a fixação de empresas e serviços e o primeiro polo de co-working jovem são alguns exemplos».

A educação também é uma aposta, «com perto de 400 mil euros para investir na constante melhoria do parque escolar, que se pretende complementar com um investimento na criação de espaços para as crianças com necessidades educativas especiais e na contínua aposta nas novas tecnologias».

Os projetos direcionados para a juventude, com a entrada em funcionamento do Espaço Jovem e com um novo projeto de promoção da segurança na juventude complementam este investimento.

A saúde merece também um reforço de investimento, para intensificar as campanhas de promoção da vida saudável, adquirir e colocar em funcionamento uma nova Unidade de Saúde Móvel de Saúde e para ampliar o Plano de Medidas de Apoio à Família, com os Vales +Natalidade e + Saúde.

Já na solidariedade, em 2018 será «ampliado o investimento nos serviços e respostas sociais, tais como o programa Mão Amiga ou o Fundo Social de Emergência», prevendo-se ainda uma «verba para apoiar a criação de um serviço para a população com deficiência».

«Aliás a inclusão, ao nível das acessibilidades para todos, será um dos elos mais fortes deste orçamento, com a execução de mais uma fase da Rede de Passeios Acessíveis e com o novo projeto de Turismo Acessível que tem por objetivo, gradualmente, fazer de São Brás de Alportel um destino acessível», defende a autarquia.

Estas são áreas estratégicas para o desenvolvimento e incremento da atratividade do concelho, que o orçamento para 2018 privilegia para executar uma diversidade de projetos, entre os quais os que integram o Plano de Ação para a Mobilidade Sustentável (PAMUS), no seio do qual será criado o novo Terminal Rodoviário.

A isto junta-se o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) para o Centro Histórico, como a requalificação da Rua Gago Coutinho e do primeiro quarteirão da Avenida Da Liberdade.

A revitalização do Centro Histórico «continua a ser um eixo predominante da estratégia do município, conquistando relevância acrescida no orçamento, no ano em que será constituído o Gabinete Local para apoio às intervenções no Centro Histórico».

O reforço no investimento do Plano de alargamento de Saneamento aos diversos sítios do concelho, «essencial para assegurar a dignidade e a qualidade de vida das populações é outra área prioritária neste orçamento que para a área de abastecimento de água e saneamento conta com perto de 1,5 milhões de euros».

Em complemento, mantém-se para 2018 «uma aposta forte na contínua melhoria da qualidade ambiental, nomeadamente ao nível da manutenção dos espaços verdes, da higiene urbana e da recolha e valorização dos resíduos».

«A qualidade de vida, para todos, é o rumo de todas as políticas municipais, para o que contribuem os investimentos na Cultura, onde a prioridade para 2018 assenta na manutenção da rede de equipamentos».

Já o desporto conta com mais de 350 mil euros para criar uma nova valência no Parque Desportivo e de Lazer – um complexo de Padel – e para fazer face «à exigente manutenção de todos os equipamentos do Parque de Desporto Municipal, este ano com importantes intervenções no Complexo de Piscinas Descobertas e no Pavilhão Municipal».

Por fim, «o apoio ao movimento associativo do concelho, nas áreas da cultura e do desporto continuará a ser um dos eixos predominantes do orçamento», defende a Câmara de São Brás.

Comentários

pub