Legionella está erradicada e balneário de Escola de Ourique pronto a reabrir

O balneário feminino do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 e Secundária de Ourique está «em condições» de reabrir, após […]

Foto de Agrupamento de Escolas de Ourique

O balneário feminino do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 e Secundária de Ourique está «em condições» de reabrir, após ter sido erradicada a legionella. 

Foi no final do mês de Novembro que, numa «das análises regulares à qualidade da água dos equipamentos públicos de maior utilização, foi detetado um valor de legionella naquele balneário», diz a Câmara de Ourique.

De imediato, o balneário feminino foi encerrado.

Quanto às intervenções realizadas, procedeu-se à instalação de um filtro na conduta de entrada de água do sistema de aquecimento de águas, onde é injetado hipoclorito de sódio (cloro) e foram desinfetados, também com cloro, todos os chuveiros (pontos de maior disseminação dos aerossóis).

Além disto «foi encomendada uma misturadora eletrónica com desinfeção térmica para evitar o reaparecimento de legionella», diz a Câmara de Ourique.

Em complemento, realizou-se uma desinfeção química e vai ser efetuada uma desinfeção térmica. Depois de concluídas estas intervenções, o Município procedeu à realização de novas análises, sendo os resultados totalmente negativos em relação à possibilidade de existência da bactéria da legionella. 

Comentários

pub