Câmara de Ourique encerra balneário do Pavilhão da Escola EB 2,3 e Secundária após deteção de legionella

A Câmara de Ourique encerrou hoje, por precaução, o balneário do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 e Secundária da […]

A Câmara de Ourique encerrou hoje, por precaução, o balneário do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 e Secundária da vila, depois de análises de rotina mandadas fazer pela autarquia terem detetado «um valor de legionella».

A autarquia alentejana anunciou que, «de imediato, o balneário foi encerrado», tendo sido contactada a Autoridade de Saúde Pública, e iniciadas «mais averiguações que levaram ao desencadear de uma intervenção preventiva e adoção de mecanismos de desinfeção».

A Câmara de Ourique salienta, em comunicado, que «por vontade do legislador, os Municípios gestores de equipamentos de utilização pública não estão obrigados a analisar a qualidade da água utilizada nesses edifícios».

No entanto, por sua própria iniciativa e para «defesa da saúde pública», o Município de Ourique «realiza análises regulares à qualidade da água dos equipamentos públicos de maior utilização». Foi na sequência de uma dessas análises que foi detetada a presença de legionella.

A autarquia acrescenta que, em articulação com a direção da Escola, tudo fará para «superar tão rapidamente quanto possível os transtornos causados pelo encerramento do balneário feminino do pavilhão».

Além disso, conclui, «apesar de não ser obrigatório», a Câmara «continuará a realizar análises regulares de avaliação da qualidade da água nos equipamentos públicos para zelar pelo bem-estar e saúde dos ouriquenses».

Comentários

pub