Reunião do projeto ibérico “Sabor Sur” decorreu em Faro

As dez entidades que integram o projeto ibérico “Sabor Sur” estiveram reunidas, no passado dia 9 de Novembro, na Tertúlia […]

As dez entidades que integram o projeto ibérico “Sabor Sur” estiveram reunidas, no passado dia 9 de Novembro, na Tertúlia Algarvia, em Faro, para «delinearem os próximos passos».

Além da Tertúlia Algarvia, os outros parceiros do projeto são o Ayuntamiento de la Palma del Condado, Ayuntamiento de Lepe, Ayuntamiento de Ayamonte, ADESVA (Centro Tecnológico de Alimentación), Consorcio Fernando de los Ríos, as Universidades de Évora, Algarve e Trás-os-Montes e Alto Douro e o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve.

O “Sabor Sur” tem como objetivo principal a inovação empresarial do setor alimentar e da hotelaria dos mercados transfronteiriços. Para o efeito, vão ser desenvolvidas uma série de atividades, sendo as de maior relevo os cursos de formação.

Estes serão tanto online, como presenciais, mas sempre de participação gratuita. Os destinatários são os produtores agroalimentares, cozinheiros, empregados de mesa e empresários da hotelaria e da restauração.

Alguns destes cursos vão abordar “novos modelos de negócio na área da alimentação”, “atenção ao cliente”, “criação de novos pratos combinando ingredientes e métodos de confeção tradicionais de Portugal e de Espanha” ou a “Harmonização de vinhos com queijos ou pratos tradicionais”.

Além das ações de formação, estão também previstas atividades de divulgação dos produtos agroalimentares das regiões envolvidas e de promoção da dieta mediterrânica como estilo de vida saudável.

O projeto “Sabor Sur” é cofinanciado pelo Programa Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

Comentários

pub