Mais de 237 mil ementas vendidas (e não só) fizeram da Rota do Petisco «um sucesso»

Centenas de milhares de ementas vendidas, mais de cem dias de festa e uma abrangência territorial maior do que nunca. […]

Centenas de milhares de ementas vendidas, mais de cem dias de festa e uma abrangência territorial maior do que nunca. A Rota do Petisco de 2017 foi «um sucesso» e são os números atingidos que o provam, segundo a Teia d’Impulsos, que organiza a iniciativa.

Para os organizadores desta rota gastronómica,  o «número mágico» desta edição do evento são «as 237.795 ementas da rota vendidas», a que se juntam «três rotas, 104 dias, nove municípios abrangidos e 274 estabelecimentos participantes».

Em termos económicos, impacto directo (valor de ementas comercializadas) «superou os 670 mil euros, um montante ainda mais significativo se confrontado com o custo da realização do evento, estimado em cerca de 180 mil euros, sendo grande parte deste investimento suportado por trabalho voluntário».

Para atingir estes valores, muito contribuiu  «a proeza» das mais 5 mil ementas servidas por dia, entre Setembro e  Outubro, na Rota do Arade.

Já por Terras do Infante, destaque para o aumento «em 50 por cento» dos petiscos vendidos, em relação a 2016 – mais de 44 mil, no total.

Novidade, foi a expansão do evento para as terras da Ria Formosa, «uma  aposta ganha e com uma promissora margem de crescimento», para a Teia de Impulsos. No primeiro ano em que a Rota do Petisco aconteceu em Faro e Olhão, aderiram 34 estabelecimentos e foram vendidas «mais de 10 mil ementas».

Para a Teia d’Impulsos, que fez o balanço da edição de 2017 da Rota do Petisco na passada sexta-feira, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, os números atingidos valem por «aquilo que estes geram». É que, mais do que dinamismo económico e animação, este é um evento «com uma veia solidária».

«Este ano, a Rota Solidária Liberty Seguros conseguiu angariar cerca de 22,5 mil euros que, nos próximos meses, serão distribuídos por 12 projetos sociais desenvolvidos por organizações locais», anunciaram os organizadores do evento.

A noite de 3 de Novembro também foi noite de prémios, tanto para os sete estabelecimentos eleitos pelos petiscadores como “Estrelas da Rota”, como para os clientes mais assíduos e para os que deram largas à sua veia artística nos desafios  Rota da Ilustração Sagres e Rota das Imagem Sagres.

«Os melhores trabalhos estarão patentes na exposição “A Minha Marca na Rota” na Casa Manuel Teixeira Gomes até ao final desta semana. Este ano, a exposição tem mais um motivo de interesse, ao integrar as fotografias de Michel Januário e o seu olhar muito particular sobre estes mais de cem dias de Rota do Petisco», segundo a Teia d’Impulsos.

Comentários

pub