Governo «empenhado» em dar mais viaturas aos cuidados domiciliários de saúde, no Algarve

O Ministério da Saúde está «empenhado em reforçar a frota de viaturas para o apoio domiciliário», no Algarve. A garantia […]

O Ministério da Saúde está «empenhado em reforçar a frota de viaturas para o apoio domiciliário», no Algarve. A garantia foi dada esta quarta-feira, dia 29 de Novembro, pelo secretário de Estado da Saúde, durante a cerimónia de inauguração oficial da Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba, que está a funcionar desde Agosto no Centro de Saúde de Faro.

A necessidade de apostar mais nos cuidados de saúde domiciliários esteve no centro do discurso do membro do Governo, segundo revelou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

«A estratégia do governo para 2018 passa por reforçar a importância estratégica da domiciliarização dos cuidados, não só para evitar os internamentos desnecessários nos hospitais, mas também para promover, junto dos cuidados de saúde personalizados, o desenvolvimento deste apoio ao domicílio», defendeu Manuel Delgado.

«Por outro lado, estamos a trabalhar com os hospitais a possibilidade de hospitalização domiciliária. Neste caso passa pela criação de acordos de integração de cuidados entre unidades de cuidados de saúde primários e hospitais no sentido de criarem equipas conjuntas na área de enfermagem, na área médica, na área da reabilitação, na área da psicologia e na área social, de forma a podermos ter em casa alguns tipos de doentes agudos, onde a passagem para casa pode ter muitas vantagens clínicas. Este trabalho está a ser objeto de criação de incentivos próprios, de forma a podermos ter este tipo de iniciativas, tratando os doentes no seu domicilio», acrescentou o membro do Governo.

O secretário de Estado da Saúde também destacou a importância das Unidades de Saúde Familiar «para reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população e aumentar a confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

«Esta unidade representa mais um exemplo da aposta estratégica do governo no desenvolvimento de USF em todo o País. Estamos a trabalhar por um lado na constituição de novas Unidades de Saúde Familiar e, por outro, na passagem de USF de modelo A para modelo B», salientou Manuel Delgado.

A USF “Ossónoba” reúne uma equipa multidisciplinar composta por seis médicos, seis enfermeiros, quatro assistentes técnicos e abrange cerca de 10 500 utentes do concelho de Faro. É uma das 14 existentes na região, que, em conjunto, abrangem mais de 145 mil utentes.

Comentários

pub