Movimentos, música e voz de “Nós nos nós” começa em Guadalupe

O projeto multicultural “Nós nos nós” tem a sua estreia no próximo dia 15 de Outubro, às 17h00, na Ermida […]

O projeto multicultural “Nós nos nós” tem a sua estreia no próximo dia 15 de Outubro, às 17h00, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo). 

Esta será uma «performance multidisciplinar, baseada na pesquisa e experimentação como método de trabalho, que se reflete na forma de apresentação “sem rede”», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve (DCRAlg).

Ou seja: «utiliza movimento, música e voz e tem como ponto de partida a poesia de autores portugueses, austríacos, peruanos e japoneses (haikus)».

 

«“Nós nos Nós” é um projeto da Corpo de Hoje – Associação cultural, com Ana Borges, André Rocha, Yuko Kominami e Tomas Tello, que contempla a poesia como ato de elevação espiritual e humana, que traz a reflexão, a existência como prioridade a contrapor o desenraizamento existente e a palavra como materialização de ideias, pensamentos, sentimentos, emoções e reflexões: um questionamento saudável que sustenta o crescimento e a consciência do individual no todo», acrescenta.

Uma ermida que existe desde o século XV e um instrumento seu contemporâneo, o violoncelo, e em contraposição, sonoridades sem instrumento específico, usando diferentes aparelhos eletrónicos representantes da sociedade actual, da tecnologia, radiações telefónicas e radiofónicas, gravações de sons da natureza característica do Algarve, como a ria, o mar, os barcos, os animais.

Assim será esta apresentação. «E é neste cruzamento de momentos atuais e antigos, mergulhados nas palavras dos poetas, pensadores, que as sonoridades se misturam, os corpos se movem, e a vida acontece», diz a DRCAlg.

“Nós nos nós” é um projeto integrado no ciclo de artes performativas “Patri Per Form” do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Comentários

pub