Igreja do Alportel reabriu após obras de reabilitação e restauro

A Igreja do Alportel já reabriu, após o fim das obras de reabilitação e restauro a que foi sujeita recentemente.  […]

A Igreja do Alportel já reabriu, após o fim das obras de reabilitação e restauro a que foi sujeita recentemente. 

Nesta intervenção, os trabalhos incluíram a renovação do exterior da capela, a remoção de ruínas incrustadas nas paredes da Capela e a renovação da instalação elétrica e também a reparação das paredes interiores da Capela-mor.

«Esta intervenção contou com um importante contributo de um filho da terra, o Coronel Manuel Brito Guerreio Júnior, que antes de falecer editou a custas suas um livro de sua autoria sobre as Memórias da Terra de Alportel, cuja venda reverteu integralmente para angariar fundos para esta obra», conta a Câmara de São Brás.

A colaboração dos herdeiros das ruínas removidas foi também decisiva para a boa execução dos trabalhos.

A Câmara Municipal contribuiu com equipamento, uma equipa técnica de acompanhamento dos trabalhos e um investimento de 6 mil euros.

Para a Igreja do Alportel está prevista uma nova intervenção em 2018. Nesta segunda fase, os trabalhos vão-se concentrar na retirada das ruínas do lado norte da capela para permitir a criação de um pátio em toda a envolvente da capela.

«A valorização do património religioso é um eixo fundamental da política cultural do município, porquanto contribui para a preservação deste valioso legado e para a valorização turística dos territórios. Esta intervenção permitiu ainda consolidar as ações de renovação urbana, desenvolvidas na Aldeia do Alportel», considera a autarquia.

«Estas obras deram continuidade a um conjunto de intervenções que têm vindo a ser realizadas pela Paróquia de São Brás de Alportel, com o apoio financeiro do município, para preservar o valioso património religioso são-brasense», acrescenta.

«Recentemente também as Igrejas de São Romão e São Sebastião foram alvo de alguns trabalhos, nesta missão continua de preservar estes edifícios de enorme valor histórico», conclui.

Comentários

pub