Rocha da Pena volta a enquadrar a «maior competição de trail running do Algarve»

A freguesia de Salir, no interior do concelho de Loulé, vai voltar a receber «a maior competição de trail running […]

A freguesia de Salir, no interior do concelho de Loulé, vai voltar a receber «a maior competição de trail running do Algarve», o “Ultra Trilhos Rocha da Pena”, no domingo, dia 13 de Agosto. A iniciativa alia a prática de uma modalidade com cada vez mais adeptos em Portugal e no mundo ao contacto direto com a natureza, com um enquadramento bem especial: a Paisagem Protegida da Rocha da Pena.

Numa altura em que as inscrições estão fechadas para os três percursos previstos – 48 km, 24 km e 16 km -, a ATR-Associação Algarve Trail Running, que coorganiza o evento, anunciou que vão participar na prova 600 atletas de 8 nacionalidades, entre os quais «toda a elite nacional da modalidade». É que a prova, além de contar para os campeonatos nacionais de Trail e Ultra Trail, também permite pontuar para «a “meca” do trail running mundial, o UTMB – Ultra Trail do Mont Blanc».

Esta é uma prova para quem gosta de testar os seus limites, mas também para os que os acompanham. A organização espera «uma grande afluência de público que poderá assistir a prestação dos atletas na chegada e partida no complexo desportivo de Salir, bem como nas zonas espetáculo que serão instaladas». A localização destas zonas e de outros pontos de interesse do “Ultra Trail Rocha da Pena” pode ser consultada aqui.

«O UTRP 2017 assinala a afirmação do Algarve no trail running, por isso a organização conta com algumas novidades, como é o caso da meta volante Visacar na Penina, além da conhecida subida Fnac e do espaço kids, onde as crianças poderão entreter-se com um conjunto de atividades, enquanto os pais atletas desfrutam da prova», acrescentou a ATR.

O Ultra Trail Rocha da Pena é uma organização da ATR-Associação Algarve Trail Running com a colaboração da ACS-Associação Cultural de Salir e da Secção de Motorismo da ACS (Salir TT), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. A organização conta ainda com o apoio de várias empresas locais e nacionais.

Programa completo:

Sábado, dia 12 de Agosto

Local – Complexo desportivo de Salir

16h00 – Abertura do secretariado para levantar dorsais em Loulé

22h00 – Encerramento do Secretariado

 

Domingo, dia 13 de Agosto

Local – Complexo desportivo de Salir

6h00 – Abertura do Secretariado

6h15 – Início de controlo 0 UTRP 48 km

6h50 – Fecho de controlo 0 UTRP 48 km

6h55 – Briefing UTRP 48 km

7h00 – Partida UTRP 48 km/Início controlo 0 TLRP 24 km

7h50 – Fecho de controlo 0 TLRP 24 km

7h55 – Briefing TLRP 24 km

8h00 – Partida TLRP 25km/Início controlo 0 TCRP 16 km

8h20 – Fecho controlo 0 TCRP 16 km

8h25 – Briefing TCRP 16 km

8h30 – Partida TCRP 16 km

13h00 – Hora de corte da “Subida da Morte”

Nota da Organização: corte aplicável para todas as distâncias competitivas; os atletas que cheguem à base da “Subida da Morte” após as 13h00 serão impedidos de continuar em prova e serão transportados para a Meta pela Organização.

13h30 – Início da entrega dos prémios dos 16 km e sorteio de GPS Tom-Tom entre os finalistas dos 16km presentes.

14h00 – Tempo limite TLRP 24 km

14h30 – Início da entrega dos prémios dos 24km

15h45 – Entrega dos Prémio montanha FNAC e Meta Volante Visacar

16h00 – Início da entrega dos prémios dos 48km (os atletas que completem o pódio de escalões e que não estejam presentes serão chamados posteriormente ao pódio).

19h00 – Tempo limite UTRP 48 km

20h00 – Encerramento do evento

Comentários

pub