Praia de Benagil passa a ter mota de água para nadadores salvadores

A praia de Benagil ganhou uma mota de água, que será usada pelos nadadores salvadores, com o objetivo de «melhorar […]

A praia de Benagil ganhou uma mota de água, que será usada pelos nadadores salvadores, com o objetivo de «melhorar a qualidade do salvamento aquático».

O protocolo de colaboração foi assinado no dia 21 de Julho pela Câmara de Lagoa, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Capitania de Portimão.

A cerimónia informal de assinatura – no apoio de praia de Benagil – contou com a presença de Paulo Sousa Costa, diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, Ricardo Arrabaça, capitão do Porto de Portimão, Francisco Martins, presidente da Câmara Municipal, Anabela Simão,  vereadora com o pelouro do Litoral, e Pedro Cardoso, patrão da Estação do Salva-Vidas de Ferragudo, sua equipa e dos nadadores salvadores da praia de Benagil.

Francisco Martins «reconheceu a importância deste novo meio de salvação que irá permitir uma intervenção mais rápida e, assim, uma melhor assistência aos banhistas e agradeceu o empenho e a atividade do ISN de Ferragudo que agora conta com um apoio avançado», explica a Câmara de Lagoa.

Quanto ao diretor do ISN referiu que a excelência em matéria de salvamento aquático é o objetivo comum das entidades que agora se associam à iniciativa.

Por sua vez, o capitão do Porto de Portimão congratulou-se com a parceria agora desenvolvida, «realçando que foi com todo o prazer que a Capitania do Porto de Portimão disponibilizou os meios para a formação necessária a operar este meio complementar de salvamento, otimizando assim o serviço prestado aos banhistas».

Esta iniciativa deveu-se à elevada procura das atividades balnear e marítimo-turísticas baseadas na praia de Benagil. A proximidade de um enorme algar, estrutura geológica, típica do maciço cársico em que o litoral de Lagoa se insere, conhecida por Algar do José Rodeira ou Algar de Benagil «dá origem a frequentes situações de emergência, muitas vezes criadas por uma boa dose de imprudência e desconhecimento dos perigos envolvidos».

«Essas ocorrências obrigam à mobilização de meios que demoram algum tempo a chegar ao local, devido à distância a que se encontra a estação do Salva-Vidas de Ferragudo, pelo que a mota de água poderá fazer a diferença, determinando um maior sucesso das operações de salvamento», conclui a Câmara de Lagoa.

Comentários

pub