Concertos e festivais de Verão num Agosto «recheado de eventos» no Algarve

O Festival do Marisco de Olhão, o “F”, em Faro, ou a Feira Medieval de Silves fazem parte do “Guia […]

O Festival do Marisco de Olhão, o “F”, em Faro, ou a Feira Medieval de Silves fazem parte do “Guia Algarve”, a publicação mensal da Região de Turismo do Algarve (RTA), para Agosto.

Este é, assim, um programa «recheado de eventos».

O destaque fotográfico de capa «revela uma sugestão imperdível para os fãs dos anos 1980 e da música reggae: entoar o refrão de “Red, red wine” e de tantos outros êxitos no concerto da banda britânica UB40. É já no sábado, dia 5, no Pine Cliffs Resort, em Albufeira», diz a RTA.

O Festival do Marisco, em Olhão, e a FATACIL, em Lagoa, são os outros eventos destacados no guia de Agosto. Num caso, durante seis dias (10 a 15), um imenso santuário de frutos do mar emerge à beira da ria Formosa para apresentar os ditos na sua grande variedade e cozinhados de forma tradicional, tudo pontuado com muita música.

No outro, é o artesanato que se junta à gastronomia e produtos regionais e a concertos com artistas nacionais para dez longos dias de festa (18 a 27).

Em Agosto, multiplicam-se os concertos de verão com intérpretes mais ou menos famosos: Maria Gadu em Tavira (2), Cuca Roseta em Portimão (5) e em Faro, no Festival F (a 31), Seu Jorge em Olhão (15), Mariza, em Castro Marim (19), Carminho, em Lagoa (24), e dezenas de outras apresentações musicais estão programadas para acontecer em toda a região.

Ainda há propostas de teatro, exposições de fotografia, pintura e escultura e eventos de dança, e arte em evidência com a realização do “FolkFaro”, ponto de encontro de povos, culturas e tradições do mundo, expressas na música e em coreografias, com espetáculos de 19 a 27, em Faro.

Os eventos de gastronomia vão além do marisco olhanense e elegem a sardinha como rainha de um festival com tradições em Portimão. O assador gigante abre dia 2, na zona ribeirinha.

E é em Agosto que se pode viajar no tempo, de volta à Idade Média: primeiro na Feira Medieval de Silves (de 11 a 20) e depois nos Dias Medievais de Castro Marim (de 23 a 27) há reis, rainhas, justas e cavaleiros trajados com todo o rigor. Vestidos a rigor é também o mote da original Noite Branca em Loulé, que regressa no último sábado do mês (26).

A publicação bilingue (português e inglês) da RTA tem 32 páginas e uma tiragem de 70 mil exemplares, distribuídos gratuitamente nos postos de turismo, aeroporto, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região.

Comentários

pub