A Feira Medieval está de regresso a Silves a partir de hoje, dia 9 de Agosto, para mostrar como era a vida na antiga capital da província que hoje corresponde ao Algarve, Xilb (Silves), até ao dia 17.
Este ano, o tema base é “Xilb, cidade de amores e desamores”, remetendo para a cidade mais ocidental do Gharb al-andalus, que ficou conhecida não só «pela beleza dos seus palácios, pela inexpugnabilidade das suas muralhas e pela doçura das suas maçãs e dos seus figos, estes exportados para todo o mundo», mas também «pelos seus poetas que nos deixaram, além da beleza da métrica dos seus versos, muitas histórias de amores, traições e desamores, vividas por alguns dos seus mais ilustres habitantes», segundo a Câmara de Silves.
«Os sons da época ecoarão pelas ruas da cidade: desde o sermão do Íman até às boas-vindas do Vizir aos visitantes, com o chamamento para a oração pelo Al-Muezzin encoando desde o alto do minarete. A festa será animada pelos pregões dos vendedores, a música envolvente e as danças vibrantes que trazem memórias do Oriente», acrescenta.
Como é habitual, os visitantes podem contar com cortejos medievais diários, que se inicia sempre às 18h00, e «marca o início da atmosfera mística da Feira», com os participantes a percorrer a Medina e pelos Arrabaldes «vestidos a rigor».
Outra das grandes atrações da feira, os Duelos de Honra e Paixão, uma performance onde é simulada uma luta que coloca frente a frente Ibn Ammar e Rummaykkya, que pode ser vista na Praça Al-Mut’amid às 20h00 e 22h30.
«A recriação histórica dá alma ao evento, refletindo a cor única de Silves e das suas gentes. Silves é um tesouro de culturas, religiões e saberes que moldam a sua identidade cultural única, algo que nos orgulha profundamente», destacou Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves.
Também às 22h30, as Noites do Oriente iluminam o Castelo de Silves com uma exibição de música, dança e fogo.
Além das recriações históricas e dos espetáculos, há uma importante componente gastronómica, através de tasquinhas, mas também de demonstrações culinárias de cozinha árabe.
Haverá ainda animação histórica, com a presença de mais de uma centena de expositores, incluindo artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores.
«Com a assinatura visual do fotógrafo André Boto, a XIX Feira Medieval de Silves promete ser uma viagem inesquecível ao passado.
Venha viver a magia da época medieval connosco», segundo a Câmara de Silves.
Comentários