Alcoutim, Portimão, Silves e Vila do Bispo candidatos a “Município do Ano Portugal 2017”

Alcoutim, Portimão, Silves e Vila do Bispo são os candidatos algarvios a Município do Ano Portugal 2017, uma iniciativa dinamizada […]

Alcoutim, Portimão, Silves e Vila do Bispo são os candidatos algarvios a Município do Ano Portugal 2017, uma iniciativa dinamizada pela Universidade do Minho que visa reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, economia e sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.

Este concurso escolhe um vencedor nacional, mas também ao nível de cada região do país. Os vencedores serão anunciados no dia 27 de Julho, numa cerimónia que decorrerá no Fundão, município que venceu o prémio nacional em 2016.

Entre os candidatos algarvios conta-se um município que já arrecadou a distinção principal. Vila do Bispo foi o vencedor nacional (e regional) da edição de 2015 desta iniciativa, com o “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres” e volta a estar nomeado, tendo apresentado, desta vez, o “Projeto U35 – A Rota e os Afundamentos de um Submarino Alemão nos Mares de Sagres no Contexto da 1º Guerra Mundial“.

Alcoutim optou por candidatar o “Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana”, o que lhe valeu, para já, um lugar entre os quatro candidatos algarvios ao prémio.

Já Silves avançou com uma proposta que junta a dimensão ambiental e de proteção civil. O projeto “Reabilitação Ambiental da herdade de São Bom Homem”, local onde já foram plantadas árvores, como medida compensatória dos incêndios que assolaram este concelho, em 2016.

Também Portimão vai à final do concurso, depois de ter candidatado o projeto “Start Work II – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego”.

Comentários

pub