“O Gajo”, a “Carripana”, cinema e ópera fazem 365 Algarve em Abril

A música popular, o fado, folk e rock da viola campaniça d’ “O Gajo”, no dia 7 de Abril, às […]

A música popular, o fado, folk e rock da viola campaniça d’ “O Gajo”, no dia 7 de Abril, às 18h30, no Hostel 1878, em Faro, a passagem do teatro de rua da “Carripana”, por Vila do Bispo, de 7 a 9 de Abril, ou por Loulé, de 29 de Abril a 1 de Maio, mas também a continuação do Video Lucem e a ópera “Dido e Eneias” são algumas das propostas do 365 Algarve para Abril, «período em que o destino regista forte procura por turistas».

E o mês abre com… uma Ballroom Gala, pela Orquestra de Jazz do Algarve, no dia 1 (hoje), às 21h30, em Ferragudo. Este é um espetáculo em tons de «baile formal, em que se dança ou se ouve apenas música», segundo o 365 Algarve, com temas das grandes orquestras do século XX, muitos familiares e conhecidos do grande público.

Também para hoje está agendado o fim do Festival Internacional de Teatro de Vila Real de Santo António, com “O Filho da Treta pela Força Produção”, às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo.

Já o “Tavira – Património e Artes”, um evento de fusão entre o património religioso, arquitetónico e pictórico das igrejas de Tavira com o património musical das várias épocas em que aqueles templos foram erguidos, tem hoje um concerto na Ermida de São Sebastião, às 21h30.

A este juntam-se outros na Igreja da Misericórdia, a 8 e 22, às 10h30, cujo portal é obra-prima do Renascimento algarvio, ou na igreja do Carmo, no Domingo de Páscoa, dia 16, às 18h00, morada do mais interessante retábulo rococó do Algarve.

O ciclo Video Lucem vai, por outro lado, continuar a fazer luz sobre os clássicos do cinema mundial exibidos nas igrejas algarvias: “Dos Homens e dos Deuses” (Of Gods and Men), de Xavier Beauvois, dia 6, às 21h30, na Igreja Matriz de Cabanas de Tavira, “Ato de Primavera” (Rite of Spring), de Manoel de Oliveira, dia 7, às 21h30, na Misericórdia de Faro e “Simão do Deserto” (Simon of the Desert), de Luís Buñuel, dia 22, às 16h30, na capela de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo.

Quanto à “Carripana” também vai passar por Faro a 22 e 24 de Abril.

A ópera do período barroco “Dido e Eneias” estará de volta, desta vez para uma exibição no auditório de Vale do Lobo, no dia 30, às 18h30. A história entre Dido (Joana Godinho), e Aeneas (Jan van Elsacker), um príncipe que escapou à destruição de Tróia, será o pano de fundo.

Quanto ao Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA) também não faltará à chamada em Abril, com vários concertos agendados.

A saber: “Beethoven”, apresentado pela Orquestra Clássica do Sul com o maestro e solista no piano Jean-Bernard Pommier, dia 6, às 21h00, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Gambelas, em Faro, ou “Modernismo Francês: Debussy & Poulenc”, com o pianista Constantin Sandu e um quinteto de sopros da mesma orquestra, dia 8, às 21h00, no Centro Cultural de Lagos.

A estes juntam-se os “Concertos Brandeburgueses”, no dia 21, às 21h00, no Igreja do Carmo, em Tavira, “Música Sacra de Mozart”, (dia 23), os concertos “Grandes Quartetos I e II”, a 27, às 21h00, no Auditório Municipal de Lagoa, e a 28, à mesma hora, no Auditório Pedro Ruivo, em Faro, e, por fim, “Serenatas e Sinfonias de Câmara”, no dia 30, às 19h00, na Igreja da Misericórdia, em Faro. A programação completa pode ser consultada aqui.

No dia 7 de Abril será a vez de haver nova apresentação de “Morphosis”, o projeto de Hugo Alves e João Frade, que sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, às 21h30, para dar asas à improvisação sobre temas originais escritos a pensar nas potencialidades de dois instrumentos: o trompete e o acordeão.

Para encerrar o 1º Festival Internacional de Piano do Algarve haverá um recital de piano a quatro mãos, com a austríaca Ranko Markovic e a indiana Marialena Fernandes. Marque na agenda: dia 8, às 21h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Ainda nesse fim de semana, o Ciclo “Guitarras e Património” apresenta concertos de guitarra clássica de Verónika Kristófcsák (dia 8, às 17h00, no Convento São José, em Lagoa) e de Paulo Galvão (dia 9, às 17h00, no Centro Interpretativo de Vila do Bispo).

Por sua vez, no dia 22, às 21h30, na Igreja Matriz de Portimão, o Grupo Coral Ossónoba apresenta “Cantata Mundi”, uma composição elaborada a partir de músicas de Rodrigo Leão que explora um universo sonoro de inspiração espiritual através da orquestração para o barítono solista Rui Baeta, mas também com direito a órgão, quinteto de cordas, percussão, coro misto e infantil.

Este será «um colorido de sons e sentimentos que junta em palco mais de 60 intérpretes», segundo o 365 Algarve.

No Dia Mundial da Dança (29), haverá “Interferências”, performances que resultam de oficinas de pesquisa e criação coreográfica com a comunidade portuguesa e estrangeira, apresentadas, às 19h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

De 21 a 23 de Abril chega a Faro a “Primavera Literária” com passeios dedicados à descoberta da obra do poeta algarvio António Ramos Rosa. Passeios esses «recheados de surpresas, de leituras… e de sabores da terra».

As artes visuais e performativas convidam a um tour pela região. Para começar, há quatro sugestões de visita em Abril.

A MALA – Mostra de Artistas de Lagos, uma exposição coletiva dos mais recentes trabalhos de artistas locais que inaugura dia 25 no Centro Cultural de Lagos, e “Retratos na Ria”, a exposição fotográfica de Jorge Jubilot, patente até dia 30, são dois exemplos.

A estes juntam-se “Viagem ao Interior”, que expõe fotografias do outro Algarve, de 2 a 29 Abril na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, e de 6 Abril a 10 Maio no Espaço +, em Aljezur, e a exposição de José Pedro Croft no Museu de Faro, que pode ser visitada até dia 28 de Maio.

“RASTiLHO / Espetáculo de teatro físico e música”, que decorre de 14 a 16 de Abril, é a proposta do “Lavrar o Mar” se quiser caminhar por trilhos de Aljezur, apreciando as suas paisagens.

Para este mês há, ainda, os “Encontros do DeVir”, assim como “Alquimia – Itinerâncias culturais” com programas distintos sob o mote dos elementos “Terra”, “Água”, “Ar”, “Fogo”, de 12 a 14 de Abril, com ponto de encontro às 9h00 na oficina Bartolomeu dos Santos, em Tavira, e de 29 de Abril a 1 de Maio, à mesma hora no mesmo ponto de encontro.

Segundo o 365 Algarve, as férias da Páscoa podem ser «uma oportunidade para fazer uma pausa na rotina diária e rumar a Sul. Foi o que já fizeram, até meados de Março, mais de 36 mil espectadores (45% dos quais de nacionalidade estrangeira)».

Para mais informações sobre a programação clique aqui.

Comentários

pub